A extensa representatividade de jogadores do Famalicão na presente paragem para as seleções nacionais está a dar frutos.
Dos seis elementos do plantel orientado por Armando Evangelista que estão, por esta altura, em contexto internacional, cinco foram utilizados nos jogos destes últimos dias. E houve até direito a uma estreia absoluta: Zaydou Youssouf.
O médio, nascido em França - no passado chegou a contabilizar duas internacionalizações pelos sub-21 gauleses -, debutou nas Ilhas Comores, tendo sido titular na vitória diante da Gâmbia (2-1), assumindo, inclusivamente, um papel de destaque, ao fazer uma assistência para golo. A partida, realizada anteontem, foi referente ao Grupo A de qualificação para o Campeonato Africano das Nações do próximo ano. O número 28 dos minhotos deverá voltar a ser um dos eleitos para o encontro desta segunda-feira (19 horas), frente a Madagáscar.
Quem também estará, por certo, feliz, é Mirko Topic. O (também) médio do conjunto de Vila Nova voltou a jogar pela seleção da Sérvia quase dois anos depois. A 26 de janeiro de 2023, quando ainda alinhava no Vojvodina, tinha logrado a estreia pelo seu país - numa convocatória que contemplou apenas jogadores que alinhavam no campeonato sérvio -, e na passada sexta-feira voltou a vestir a camisola do seu país, tendo sido suplente utilizado no empate no reduto da Suíça (1-1), num duelo respeitante ao Grupo A4 da Liga das Nações. Amanhã, na receção à Dinamarca, nova oportunidade para somar minutos...
Já Gustavo Sá foi titular no empate dos sub-21 de Portugal frente à Ucrânia (3-3), na passada sexta-feira. O criativo dos famalicenses continua integrado nas opções de Rui Jorge para novo jogo particular, desta feita na Eslováquia, e que irá realizar-se amanhã (17 horas). Os jovens lusos prosseguem a preparação para o Campeonato da Europa da categoria, que vai ser jogado em 2025, precisamente na Eslováquia.
Também no escalão de sub-21, mas pela Finlândia, esteve em ação Otso Liimatta. O médio-ofensivo/extremo da formação minhota foi titular na goleada imposta pela sua seleção à Noruega (5-1), na primeira mão do play-off de apuramento para a fase final do Campeonato da Europa da categoria. O nórdico deverá voltar a constar da equipa inicial dos sub-21 finlandeses que na próxima terça-feira disputam a segunda mão frente aos noruegueses (17.30 horas).
Yassir Zabiri somou mais uma partida pelos sub-20 de Marrocos, desta feita como suplente utilizado. O jovem ponta de lança foi lançado na reta final do desafio com o Egipto (2-1), na passada quinta-feira, sendo que ainda este domingo poderá voltar à ação no confronto frente à Tunísia (15 horas).
Da lista de jogadores do Famalicão que estão, por esta altura, nas respetivas seleções, apenas Enea Mihaj não foi utilizado nos encontros deste fim de semana. O defesa-central foi suplente não utilizado no empate da Albânia com a Chéquia (0-0), partida referente ao Grupo B1 da Liga das Nações que se realizou ontem. Os albaneses voltam a jogar na próxima terça-feira, também em casa, mas agora frente à Ucrânia (19.45 horas).
Noutro âmbito, Armando Evangelista concedeu o fim de semana de folga ao plantel, com o regresso ao trabalho agendado para esta segunda-feira. A partir dessa altura, o técnico irá dar seguimento à preparação do próximo compromisso oficial do Famalicão, agendado para domingo (16 horas), diante do Santa Clara. A receção aos açorianos refere-se à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.