O defesa central internacional francês Wesley Fofana vai desfalcar o Chelsea nas próximas semanas, após ter sido operado este sábado com sucesso ao tendão de uma coxa, informou o quarto classificado da Liga inglesa.

"Fofana foi avaliado por especialistas esta semana, depois de sofrer uma lesão muscular. Após essa avaliação, concluiu-se que seria necessário efetuar uma operação. O jogador iniciará a sua recuperação e o processo de reabilitação com a equipa médica. Todos no clube estão totalmente concentrados em apoiá-lo", indicaram os blues, em comunicado.

Wesley Fofana acumula 14 jogos na terceira temporada ao serviço do Chelsea, mas não compete desde 16 de março, quando fez 86 minutos na derrota fora perante o Arsenal (1-0), da 29.ª jornada do campeonato, última antes da paragem para as seleções nacionais.

O central, de 24 anos, já tinha perdido 17 partidas entre dezembro de 2024 e fevereiro, devido a problemas numa coxa, após ter sido titular em 12 das primeiras 13 partidas da Premier League, agravando um histórico clínico adverso desde que foi contratado pelo emblema londrino ao Leicester no verão de 2022, a troco de 80 milhões de euros (ME).

Desde então, Fofana fez dois golos em 20 duelos na época de estreia, afetada por duas lesões nos joelhos, sendo que uma rotura ligamentar o afastou dos relvados em 2023/24.

O francês falhará a visita do Chelsea ao rival citadino Brentford, no domingo, para a 31.ª jornada do campeonato, numa altura em que os blues estão no quarto lugar, derradeiro de acesso à Liga dos Campeões - que já não disputam desde 2022/23 -, com 52 pontos.

Afastada das taças internas, a equipa orientada pelo italiano Enzo Maresca vai enfrentar os polacos do Legia Varsóvia, do treinador português Gonçalo Feio, nos quartos de final da Liga Conferência, e será uma das representantes europeias no alargado Campeonato do Mundo de clubes, que decorrerá entre 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos.