A armada lusa viveu, esta quarta-feira, uma jornada agridoce no segundo dia de ação no Caparica Surf Fest 2025, derradeira etapa do circuito de qualificação europeu 2024/25 da World Surf League. Apesar das eliminações sofridas ao longo do dia, três surfistas conseguiram avançar para a ronda 4, estando já entre os 16 finalistas deste QS3000 masculino. Frederico Morais, João Mendonça e Martim Nunes são, assim, as esperanças lusas no que resta da prova masculina.

Com a ação a retomar na ronda 2 e nos restantes oito heats dessa fase, Francisco Queimado e Luís Perloiro foram os primeiros a ser eliminados. Contudo, na reta final da ronda, Matias Canhoto, João Mendonça e Martim Nunes conseguiram o passaporte para a ronda 3, todos com a segunda posição das respetivas baterias.

Na ronda 3 a história repetiu-se. Joaquim Chaves e Guilherme Ribeiro foram eliminados nas primeiras baterias e disseram adeus à possibilidade de qualificação para o circuito Challenger Series 2025, que arranca em junho próximo e onde vão estar em jogo as vagas para o circuito mundial do próximo ano. Ambos terminaram a prova portuguesa na 17.ª posição.

No entanto, o rumo negativo foi invertido por Frederico Morais, que foi segundo classificado no heat 4, após um final de bateria muito renhido e emotivo. No heat 7 o tricampeão nacional júnior Martim Nunes imitou o feito de Kikas e também avançou na segunda posição. A fechar a jornada masculina, João Mendonça carimbou o triunfo no heat 8, com um total de 12,97 pontos, numa bateria em que o compatriota Matias Canhoto foi eliminado.

A fechar o dia foi para a água a ronda inaugural feminina, composta por apenas duas baterias. A segunda delas foi vencida por Camila Cardoso, única portuguesa em prova nesta fase. Assim, Camila avançou para a ronda 2, onde se junta às compatriotas Francisca Veselko, Teresa Bonvalot, Mafalda Lopes, Gabriela Dinis, Maria Dias, Constância Simões e Lua Escudeiro, perfazendo um total de nove surfistas portuguesas entre as 32 competidoras desta fase.

A próxima chamada do Caparica Surf Fest 2025 acontece esta quinta-feira, pelas 7 horas, na Praia do Paraíso, na Costa de Caparica. O período de espera do evento português prolonga-se até ao próximo sábado.