Vencedor do galardão principal, assim como os das várias classes, serão conhecidos em março de 2025
A iniciativa que agora foi lançada regista o maior nível de participação de sempre com um total de 71 inscrições nas várias classes a concurso, a saber: Citadino, Design, Desportivo/Lazer, Elétrico, Familiar, Híbrido Plug-in, SUV Compacto (inclui crossovers) e Grande SUV.
Uma das novidades da edição deste ano é o prémio para o Design do Ano que se junta a mais dois prémios especiais – um dedicado à Inovação e Tecnologia e outro que distinguirá a Personalidade do Ano.
O grupo IMPRESA organiza a iniciativa Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2025 através da SIC Notícias e do Expresso.
O júri integra jornalistas de 19 meios de comunicação social em que o Record também participa e terá a tarefa de nos próximos meses analisar as propostas candidatas aos diversos prémios em testes que avaliarão fatores tão diversos como comportamento dinâmico, consumos, preço, equipamento ou segurança.
O vencedor do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2025, assim como os vencedores das várias classes, serão conhecidos no mês de março de 2025, altura em que será revelado o sucessor do BYD Seal 100 por cento elétrico como Carro do Ano em Portugal.
Classes do Carro do Ano
Citadino do Ano
Alfa Romeo Junior Ibrida
Citroën ë-C3 Max
Dongfeng Box Plus
Fiat Grande Panda La Prima
KIA Picanto 1.0 MT Urban
Renault 5 E-Tech Iconic
Design do Ano
Alfa Romeo Junior
BYD Sealion 7 Excellence
Fiat Grande Panda La Prima
Hyundai Santa Fe PHEV Vanguard
Polestar 4 Long Range Dual Motor
Renault 5 Iconic E-Tech
Xpeng G6 Performance
Desportivo/Lazer do Ano
Abarth 600e Scorpionissima
Alfa Romeo Junior Veloce
Cupra Tavascan VZ
Hyundai Ioniq 5 N
MG Cyberster GT
Volkswagen Golf GTI 2.0 TSI 265cv
Elétrico do Ano
Alfa Romeo Junior Elletrica
Audi Q6 e-tron Performance
BYD Seal U Design
BYD Sealion 7 Excellence
BYD Tang Flagship
Citroën ë-C3 Max
Cupra Tavascan Endurance
Dongfeng Box Plus
Fiat Grande Panda La Prima
Hyundai Ioniq 5 N
KIA EV3 Tech
Peugeot E-3008 GT
Polestar 4 Long Range Single Motor
Renault 5 E-Tech Iconic
Renault Scénic E-Tech Iconic 60kW 220cv
Smart #3
Volkswagen ID.7 Tourer Pro Urban 286cv 77kWh
Xpeng G6 Performance
Xpeng G9 Performance
Xpeng P7 Performance
Familiar do Ano
Audi A5 TDI Avant
BYD Seal U Design
KGM Torres EVX K5
Skoda Superb Break Laurin & Klement 1.5 TSI PHEV
Volkswagen Passat 1.5 TSI 272cv DSG R Line
Híbrido Plug-in do Ano
BYD Seal U DM-i Boost
Cupra Terramar PHEV 272cv
Hyundai Santa Fe PHEV Vanguard
Hyundai Tucson PHEV
Mazda CX-80 2.5 e-Skyactiv PHEV 327cv
MG HS Luxury PHEV
Renault Rafale E-Tech 4x4 300cv Plug-in hybrid
Skoda Kodiaq 1.5 TSI 204cv PHEV
Skoda Superb Break Laurin & Klement 1.5 TSI PHEV
Toyota C-HR Plug-in Hybrid Lounge
Volkswagen Tiguan 1.5 TSI 204cv DSG
SUV Compacto do Ano
Dacia Duster Extreme Hybrid 140
Hyundai Tucson PHEV
KIA EV3 Tech
Lexus LBX Cool Full-Hybrid
MG ZS Luxury HEV
Opel Grandland GS electric 73kW
Peugeot E-3008 GT
Smart #3
Grande SUV do Ano
Audi Q6 e-tron Performance
BYD Tang Flagship
Hyundai Santa Fe PHEV Vanguard
Mazda CX-80 3.3 e-Skyactiv D 200cv
Polestar 3 Long Range Dual Motor
Skoda Kodiaq 1.5 TSI 204cv PHEV
Toyota Land Cruiser 250 VX-L
Xpeng G9 Performance
Candidatos elegíveis ao Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2025
Abarth 600e
Alfa Romeo Junior
Audi A5 Avant
Audi Q6 e-tron
BYD Seal U
BYD Sealion 7
BYD Tang
Citroën C3
Cupra Tavascan
Cupra Terramar
Dacia Duster
Dongfeng Box
Fiat Grande Panda
Hyundai Ioniq 5 N
Hyundai Santa Fe
Hyundai Tucson
KGM Torres EVX
KIA EV3
KIA Picanto
Lexus LBX
Mazda CX-80
MG Cyberster
MG HS
MG ZS
Opel Grandland
Peugeot 3008
Polestar 3
Polestar 4
Renault 5
Renault Rafale
Renault Scénic
Skoda Kodiaq
Skoda Superb
Smart #3
Toyota Land Cruiser
Volkswagen Golf
Volkswagen ID.7 Tourer
Volkswagen Passat
Volkswagen Tiguan
Xpeng G6
Xpeng G9
Xpeng P7