A rivalidade entre a Austrália e a Nova Zelândia é lendária no mundo dos desportos. No críquete, é a Chappell-Hadlee Trophy; no râguebi, é a Bledisloe Cup. Agora, o rali está a preparar-se para um novo capítulo na luta trans-Tasman—e Hayden Paddon está a liderar a carga.

Pela primeira vez desde o grande e falecido Possum Bourne e o seu reinado de sete anos no Campeonato Australiano de Rali (ARC), um Kiwi está a atravessar o canal com a intenção de dominar. Paddon, um ex-vencedor do Campeonato Mundial de Rali (WRC) e campeão europeu de rali por duas vezes, tem como objetivo trazer o título do ARC de volta para a Nova Zelândia.

O Desafio Australiano de Paddon Começa em Canberra

A partir de Março, Paddon irá competir em todas as seis etapas do Campeonato Australiano de Rali 2024 num Hyundai i20 N Rally2, marcando um passo importante na sua já ilustre carreira.

“Vai ser especial competir na Austrália este ano,” disse Paddon, que cresceu a ver as lendárias batalhas de Bourne.

“Depois dos muitos anos de sucesso que Possum Bourne teve lá e de ter assistido a isso quando era criança, levar agora a nossa própria equipa Kiwi para o outro lado do canal e rejuvenescer essa rivalidade trans-Tasman vai ser um desafio emocionante e divertido.”

Embora já tenha competido na Austrália antes—chegando agonizantemente perto de vencer o Rally Australia de 2018, terminando em segundo lugar atrás de Jari-Matti Latvala—esta será a sua primeira campanha completa no ARC.

Uma Batalha Contra a Próxima Geração de Estrelas do Rally Australiano

Durante a era dourada de Bourne, o rally australiano tinha Neal Bates como um dos seus maiores nomes, a pressionar constantemente a lenda kiwi. Agora, a história está prestes a se repetir, pois Paddon enfrentará os filhos de Bates, Harry e Lewis.

“Estou realmente entusiasmado por finalmente conseguir montar uma campanha para o Campeonato de Rally Australiano, algo que temos tentado concretizar há alguns anos,” admitiu Paddon.

Ele também está bem ciente de que não será uma tarefa fácil.

“Não temos a ilusão de que será um desafio difícil, enfrentando uma competição muito rápida em eventos e terrenos desconhecidos,” explicou.

Mas se alguém está preparado para o desafio, é Paddon e a sua poderosa equipa PRG (Paddon Rally Group). Com a sua vasta experiência a nível global e a velocidade bruta do Hyundai i20 N Rally2, ele está determinado a dar tudo para trazer o título de volta à Nova Zelândia.

Conseguirá Paddon Reacender a Dominância da Nova Zelândia?

Já passou demasiado tempo desde que um Kiwi controlou o Campeonato Australiano de Rally, e Paddon é mais do que um simples concorrente—ele está em uma missão. Com as linhas de batalha traçadas, a rivalidade de rally trans-Tasman está oficialmente de volta, e desta vez, a Nova Zelândia tem um sério concorrente.

A questão agora é: Será que Paddon pode continuar de onde Possum Bourne parou e recuperar a supremacia do rally para os Kiwis?

Preparem-se—esta luta está apenas a começar.