
O selecionador português de basquetebol, Mário Gomes, lamentou esta sexta-feira a derrota com Israel (84-78), mas destacou, acima de tudo, o objetivo cumprido, com o apuramento para a fase final do Europeu de 2025.
"Depois de perder, não estamos propriamente eufóricos, mas estamos felizes por termos atingido o objetivo e pela forma com o atingimos", afirmou à agência Lusa Mário Gomes, deixando claro: "Foi inteiramente merecido".
A formação lusa perdeu com os israelitas, mas já entrou no jogo apurada para o Europeu, repetindo as presenças de 1951, 2007 e 2011, face ao desaire da Ucrânia com a Eslovénia, por 84-71, no outro jogo da quinta jornada de qualificação, também em Riga.
"O principal estava conseguido, mas queríamos ganhar. O facto de a qualificação ter ficado garantida antes do jogo refletiu-se. Demorámos tempo a reagir, fizemos uma primeira parte pobre em termos defensivos, mas quase conseguimos no fim", lamentou.
Mário Gomes adiantou até que, por o objetivo principal estar garantido, Portugal até criou "um novo objetivo antes do jogo", que passava por "ganhar o grupo".
"Tínhamos de ganhar os dois jogos, e podia não chegar, mas o apuramento estava no subconsciente dos jogadores, já que, para muitos, este era um objetivo de vida", disse à Lusa Mário Gomes, lembrando que Portugal já não se qualificava há 14 anos.
Perante uma equipa israelita "muito forte fisicamente", Portugal falhou o triunfo, mas, agora, quer fechar na segunda-feira a fase de apuramento com uma vitória, face à Ucrânia, num jogo marcado para Matosinhos, a partir das 19:00.
"Já falámos disso. Espero um ambiente de festa, mas que só pode passar para dentro do campo depois do jogo", frisou Mário Gomes, acrescentando: "É um objetivo importante, por respeito a nós próprios. Vamos dar tudo para ganhar o jogo de segunda-feira".
O selecionador luso lembrou que Portugal viajará desde Riga no sábado e que só terá um treino antes do jogo, mas prometeu repetir a "intensidade da segunda parte" de hoje, garantindo que, mesmo sem nada em jogo, "não é o mesmo ganhar ou perder".
Mais longe, vem a fase final do Europeu de 2025, que se realiza na Letónia, Chipre, Finlândia e Polónia, entre 27 de agosto e 14 de setembro, mas Mário Gomes já tem os objetivos bem definidos, mesmo desconhecendo os adversários -- sorteio em 27 de março.
"Ainda é cedo para pensar nisso, até porque não sabemos que equipas vão estar no nosso grupo, mas, independentemente disso, queremos ganhar jogos e ultrapassar a fase de grupos", garantiu o técnico luso.