No MotoGP, para ser veloz e competitivo, o piloto tem de fazer uma gestão de muitos aspetos – não sendo apenas o pilotar a moto em si, que já exige muito do ponto de vista técnica.

As motos atuais têm muito a ocupar um piloto para além do acelerador, embraiagem, travões, guiador – incluindo toda a eletrônica e aspetos como a pressão dos pneus ou até os dispositivos de holeshot e ajuste de altura.

Ruben Xaus, antigo piloto e atual comentador, falou desta panóplia de aspetos a controlar ao pilotar uma MotoGP, afirmando no podcast Dura la Vita após o GP do Qatar:

Tudo isto é muito, mas a um piloto, quando cresce, isto fá-lo pensar bastante em cima de uma moto, criar estratégia e correr certos riscos controlados – porque o faz pensar muito mais em cima da moto. Ou seja, esta situação de gestão que tens de fazer desde o primeiro momento do fim de semana faz com que trabalhes bastante mais – que não seja só pilotar, ser veloz e acelerar. Pilotar, acelerar, para além disso tocar no dispositivo, tocar no holeshot, olhar para o ecrã, mandar pequenas mensagens para o chefe de mecânicos.