Jorge Braz, selecionador de futsal, reconheceu que a conquista do Campeonato do Mundo, em 2021, na Lituânia, foi o título mais saboroso. Em declarações antes do jantar de aniversário da FPF, o treinador referiu também que é preciso inverter o momento menos positivo e dar a volta por cima, felicitando depois o organismo pelos 11 anos de existência.

"É o aniversário de todos, da família FPF. Faço parte mais recente, as pessoas valorizam mais as vitórias, porque são aquilo que marca. Tive anos anteriores, como adjunto, que foi assim que entrei na Federação. Passei depois para selecionador, fomos tentando ultrapassar e melhorar. Felizmente, vivemos aqui um período muito positivo, que se inverteu recentemente, mas vamos ver se damos novamente a volta."

Ansioso pelo próximo Europeu

"O desporto ensina-nos isso. O dia mais importante é o do treino seguinte. Neste momento, estamos apurados para o Europeu masculino. A seleção feminina vai estar no primeiro Mundial, como tínhamos de estar, e os sub-19 vão estar no próximo Euro, onde são campeões em título e tinham também de estar. Cada vez é mais difícil, mas temos estado onde devemos estar. Estamos sempre à espera da próxima competição e quando um jogo não é bom, nós queremos imediatamente o seguinte para melhorar. O desporto passa por superar-nos todos os dias. Não diria que estou ansioso, mas todas essas fases finais são palcos onde queremos estar e valorizar o futsal português."

Preparação para o Euro e revalidação do título

"Sabemos o que os portugueses esperam de nós, como se reveem nas seleções de futsal. Queremos estar naqueles momentos que nos proporcionam essa oportunidade e claro que queremos ir atrás disso. Não é utópico, é claro e evidente, mas temos de ir passo a passo. Só controlamos a preparação, esses detalhes e o processo. De certeza que estaremos prontos em todas essas fases finais, nos sub-19, no mundial feminino e no europeu masculino."

Título mais saboroso

"Ser campeão do mundo, olhando para o início do processo e pensar então se um dia lá chegaríamos. Perceber quem eram os melhores e atingia esses resultados. Numa primeira entrevista, lembro-me de dizer que não é nada irreal, sermos campeões da Europa. Jogámos finais, fomos bronze na Guatemala, não me parecia algo impensável. O ano 2018 foi marcante, por ser o primeiro título, mas depois conseguirmos ser campeões do mundo é algo que ficará marcado para sempre."

Mensagem de aniversário

"Parabéns à Federação e ao futebol português. Se calhar, uma das marcas mais importantes do país, mas também somos uma das marcas mais importante do mundo, o futebol, o futsal e o futebol de praia."