
Quando Tony Stewart desligou a tomada da Stewart-Haas Racing (SHR) no final de 2024, isso enviou ondas de choque pelo mundo da NASCAR. Mas, em meio ao caos, a Richard Childress Racing (RCR) viu uma oportunidade—uma que Kyle Busch espera que mude a sua sorte após uma temporada sem vitórias.
Com engenheiros de topo, chefes de equipa e pessoal técnico de repente disponíveis, a RCR aproveitou a oportunidade, trazendo algumas das mentes mais brilhantes da SHR. Agora, Busch acredita que estas novas contratações podem ser a peça que faltava para voltar à Victory Lane—e talvez finalmente vencer a Daytona 500, o único troféu que lhe tem escapado há duas décadas.
Um 2024 Brutal para Busch—Pode a Reformulação da RCR Resolver os Problemas?
Não vamos adoçar a realidade—2024 foi um desastre para Kyle Busch.
Pela primeira vez na sua ilustre carreira, o campeão de duas vezes da Cup Series não conseguiu vencer uma única corrida. Essa é uma estatística inaceitável para um piloto com 63 vitórias na carreira—e ele sabe disso.
“Fomos a Miami e tivemos dificuldades, corremos nos 20s o dia todo,” admitiu Busch. “Depois vamos a Phoenix e também temos dificuldades lá. Há lugares onde ainda precisamos realmente trabalhar no nosso programa e ser melhores.”
Os problemas não eram apenas velocidade bruta. Enquanto o No. 8 Chevrolet teve momentos de brilho em pistas como Daytona, Darlington e Atlanta, erros na box de pit repetidamente sabotaram corridas fortes.
Um exemplo: O Daytona 500 de 2024.
- Busch liderou 12 voltas e parecia pronto para competir.
- Um erro na box de pit arruinou tudo.
- Ele chegou a casa em 12º, furioso pela oportunidade perdida.
Até o proprietário da equipa Richard Childress não conseguiu esconder a sua frustração, passando para modo de fogo e enxofre pelo rádio:
“Rapazes da equipa, tirem a cabeça do vosso a— e parem de f——- up.”
Esse momento definiu o tom para um ano atormentado por erros não forçados—que é exatamente por isso que a RCR fez mudanças drásticas a caminho de 2025.
RCR Explora o Talento da SHR—Conseguirá Isso Fazer o Busch Voltar à Vitória?
Sabendo que não podiam permitir-se outra temporada de mediocridade, a RCR apostou tudo na contratação do melhor talento da SHR.
- Richard Boswell assume como chefe de equipa da equipa No. 3 de Austin Dillon.
- John Klausmeier, um veterano da SHR com provas dadas, entra como novo diretor técnico da RCR.
“Estou entusiasmado por me juntar à Richard Childress Racing,” disse Klausmeier. “Com uma história tão rica no desporto, estou ansioso para contribuir para a sua base de sucesso.”
Busch acredita que estas mudanças são exatamente o que a RCR precisava.
“Sinto que, espero, as contratações que fizemos durante a intertemporada com algumas das pessoas da SHR nos vão ajudar a progredir e a levar-nos onde queremos estar todas as semanas,” disse ele.
Mas melhorar o desempenho na pista é tão importante quanto a velocidade bruta.
“A estrada dos boxes também é uma grande questão,” acrescentou Busch. “Tens de descer para os boxes e ganhar posições. Não podes andar para trás.”
Tradução? Chega de feridas auto-infligidas.
Será que a reestruturação da RCR finalmente dará a Busch a sua primeira Daytona 500?
Um troféu ainda brilha na prateleira vazia de Busch—a Daytona 500.
- Ele já ganhou em Daytona em Julho—mas nunca em Fevereiro.
- Ele já liderou centenas de voltas, apenas para ver azar ou erros de estratégia custarem-lhe a vitória.
- O erro de 2024 foi apenas a última desilusão.
Com o talento da SHR agora a impulsionar a reconstrução da RCR, será que 2025 finalmente será o ano em que Busch consegue triunfar?
Uma coisa é certa—ele não aceitará mais um ano de desilusão.
Com uma equipa renovada, nova energia e a fome de vencer novamente, Kyle Busch está pronto para provar que Rowdy ainda não acabou.
O caminho para a redenção começa em Daytona.