
Lando Norris, da McLaren, conquistou este sábado a pole position para o Grande Prémio da Bélgica, superando o seu colega de equipa e rival pelo título, Oscar Piastri, que lidera o campeonato.
O britânico fez uma volta impressionante no circuito de Spa-Francorchamps, em apenas 1m40.562s, com Piastri a ficar a meros 0,085 segundos de distância.
Este é a quarta pole de Norris nas últimas 13 corridas e s 13.º da sua carreira. No domingo, tentará conquistar a sua terceira vitória consecutiva, numa corrida que se espera ser disputada em condições de chuva, apesar do clima ensolarado de sábado.
Guia Fórmula 1: horários e curiosidades do Grande Prémio da Bélgica
Charles Leclerc, da Ferrari, partirá da terceira posição, enquanto o campeão em título Max Verstappen, da Red Bull, vencedor da corrida de sprint, qualificou-se em quarto. Este será o primeiro grande prémio da Red Bull sob a liderança de Laurent Mekies, após a saída de Christian Horner.
Atrás dos quatro primeiros, Alex Albon, da Williams, qualificou-se em quinto, com George Russell, da Mercedes, em sexto. O piloto da Red Bull, Yuki Tsunoda, ficou logo atrás, em sétimo. Isack Hadjar e Liam Lawson, da Racing Bulls, partirão em oitavo e nono, com o 'rookie' brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, a completar os 10 primeiros.
Por outro lado, Lewis Hamilton, da Ferrari e vencedor da corrida do ano passado com a Mercedes, não conseguiu avançar à fase seguinte, após ter o seu melhor tempo anulado por exceder os limites da pista.
O heptacampeão mundial, que ainda não subiu ao pódio desde a sua mudança para a escuderia de Maranello partirá da 16.ª posição.