Aos 25 anos, ninguém arrisca dizer onde e quando o sueco vai parar. Depois de ter colocado o recorde do mundo em 6,27, marca que bateu pela 11.ª vez em fevereiro, Mondo Duplantis está pronto para continuar a surpreender.

«É incrível estar aqui, estão aqui os melhores atletas do Mundo... E eu estou aqui, ao lado deles», disse o sueco feliz.

«Sinto-me incrivelmente honrado por ter ganho o meu primeiro prémio Laureus World Sportsman of the Year. Os Prémios Laureus são os prémios que nós, atletas, queremos ganhar. Sei porque esta é a quarta vez que sou nomeado – e isso prova que é mais difícil ganhar um Laureus do que uma medalha de ouro olímpica!», disse divertido o Mondo que já tem duas.

«Nunca esquecerei que recebi este troféu do grande Novak Djokovic – estou a seguir os passos de gigantes como Novak, Usain, Rafael Nadal e Lionel Messi. A lista dos vencedores anteriores deste prémio é como uma história de grandeza desportiva ao longo dos últimos 25 anos», constatou Mondo que nasceu meses antes (novembro 1999) da primeira edição.

«Os Prémios Laureus representam mais do que uma conquista desportiva. O facto de serem votados pelos 69 atletas de classe mundial da Laureus World Sports Academy eleva-os a outro nível. São atletas que sabem a dedicação e o empenho que estão por detrás dos sucessos desportivos. Eles estabeleceram a marca pela qual atletas como eu lutam. Ser reconhecido por eles é realmente algo especial», revelou.

«Por último, mas não menos importante, devemos reconhecer a missão mais ampla do Laureus, de usar o desporto para mudar o Mundo. O trabalho do Laureus Sport for Good tem transformado vidas no Mundo inteiro e – à medida que os Prémios celebram o seu 25º aniversário – é importante refletir sobre o enorme legado criado. E é um legado do qual tenho orgulho de fazer parte», concluiu.