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Num desenvolvimento inesperado durante o Grande Prémio da Austrália de 2025, o popular piloto Charles Leclerc revelou uma surpreendente falha da sua equipa. Ao longo de toda a corrida, a Ferrari falhou em atualizar o seu piloto principal sobre o ritmo estabelecido pela equipa rival, McLaren. Esta omissão gritante na comunicação da equipa sublinha a vasta diferença de desempenho entre os dois gigantes das corridas.
A equipa de Leclerc, uma vez antecipada como ferozes concorrentes na temporada de F1 de 2025, viu-se a lutar para manter o ritmo com a McLaren no Grande Prémio da Austrália. A equipa da Scuderia, prevista por muitos especialistas para ocupar o quarto lugar em velocidade no início da temporada, foi ultrapassada pela McLaren e, em menor medida, pela Red Bull e Mercedes.
Leclerc, que se qualificou em sétimo na grelha de partida, encontrou-se apenas à frente do seu novo colega de equipa, Lewis Hamilton. No entanto, a dupla não conseguiu apresentar um desafio para os lugares do pódio ou pela vitória na corrida. Os McLarens, em contraste, passaram pelos seus concorrentes com o único desafiante digno a ser Max Verstappen na sua Red Bull.
A aposta da Ferrari em manter pneus de seco durante a corrida falhou espetacularmente. Leclerc encontrou-se a 20 segundos atrás do vencedor da corrida, Lando Norris, quando a bandeira quadriculada foi agitada. Se não fosse pela interrupção do Safety Car, Leclerc provavelmente teria terminado quase um minuto atrás do líder.
Num conversa pós-corrida com a imprensa, Leclerc expressou a sua surpresa pela falta de informação relativamente ao progresso da corrida da McLaren por parte do seu engenheiro de corrida, Bryan Bozzi. “Eu sabia que eles eram rápidos, porque ouvi que eram rápidos, mas o meu engenheiro nem me disse os tempos de volta uma vez. Eles estavam simplesmente demasiado à frente,” confessou.
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O início da temporada viu a Ferrari posicionada como a quarta equipa mais rápida, uma previsão que se concretizou em Melbourne. A decisão de reformular o seu competitivo SF-24 durante o inverno e de passar para uma suspensão de pull-rod em vez de push-rod deixou muitos perplexos. Esta mudança, segundo os especialistas, exigirá tempo para que a Ferrari desbloqueie todo o seu potencial.
Leclerc, embora desapontado, manteve-se otimista em relação ao futuro. Reconheceu que a McLaren e a Red Bull estavam à frente, mas também notou que a Mercedes ainda estava ao seu alcance. No entanto, admitiu que havia uma necessidade urgente de reduzir a diferença em relação aos líderes. “A McLaren e a Red Bull eram muito mais rápidas. Portanto, há muito trabalho a fazer,” afirmou.
A questão do desempenho da Ferrari em condições de humidade também veio à tona, uma vez que Leclerc destacou isso como uma fraqueza de longa data. Apesar da desilusão, Leclerc e a sua equipa continuam focados em compreender e superar estes problemas de desempenho.
As revelações do Grande Prémio da Austrália e o desempenho da equipa Ferrari criaram um burburinho entre os entusiastas da Fórmula 1. A esperança é que estes problemas sejam resolvidos rapidamente, e que os fãs possam testemunhar corridas mais competitivas entre as principais equipas nas próximas corridas.