Leonardo Jardim vai ser oficializado nos próximos dias como novo treinador do Cruzeiro, com contrato até 2026.

O técnico português vai rescindir com o Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, que comandava desde novembro passado, mas onde não conseguiu sucesso desportivo — cinco vitórias em 15 jogos e, após a derrota de segunda-feira frente ao Al Rayyan de Artur Jorge, eliminação na fase de liga da Champions asiática, ocupando o 12.º e último lugar a uma jornada do fim.

Após acertar a desvinculação com o Al Ain, Jardim viajará então para Belo Horizonte, onde é esperado no próximo sábado, segundo o Globoesporte. Assistirá ao clássico contra o Atlético Mineiro, no domingo, da bancada, para depois iniciar os trabalhos, com contrato de dois anos, até 2026.

Leonardo Jardim, de 50 anos, substitui no Cruzeiro Fernando Diniz, que ainda iniciou a época mas foi afastado ao fim de cinco jogos. Será o terceiro treinador português da raposa, depois de Paulo Bento (em 2016) e de Pepa (2023).

Para o antigo treinador do Sporting, trata-se da primeira experiência no Brasil. Já trabalhou na Grécia (campeão no Olympiakos), na França (campeão no Mónaco), na Arábia Saudita (campeão nacional e asiático com o Al Hilal), nos Emirados Árabes Unidos (Shabab Al-Ahli, onde foi campeão, e Al Ain) e no Qatar (Al Rayyan).