A tarde era de chuva e também muito importante para as aspirações das duas equipas – o FC Porto B procurava, pelo menos, manter a diferença pontual a salvo do lugar de play-off, ao passo que ao Vizela também se desaconselhava a perda de pontos, sob pena de poder perder a vice-liderança e, consequentemente, um lugar de subida direta à Liga. Um risco que os minhotos não irão correr, face ao golo solitário de Vivaldo, que garantiu o triunfo (0-1).

As condições climatéricas adversas retiravam qualidade e discernimento aos dois conjuntos nos primeiros vinte minutos e a partir daí, já mais ambientados, FC Porto B e Vizela dividiram as ocasiões de perigo até ao final da primeira parte.

A equipa B azul e branca produziu a sua primeira (real) oportunidade aos 22’, numa tentativa em arco de Ángel Alarcón à qual os vizelenses responderam aos 25’ num remate de primeira de Diogo Nascimento, e aos 39 por Rodrigo Ramos, em ambos os casos colocando em sentido Samuel Portugal que, desta feita, não era o único reforço proveniente da equipa principal ao dispor de João Brandão.

Ao guardião juntou-se William Gomes, que mostrou serviço com dois remates perigosos praticamente sucessivos, aos 42 e 43 minutos, e quase deu vantagem ao conjunto local.

Tal não sucedeu e, ainda na fase inicial do segundo tempo, o Vizela aproveitou para se colocar na frente do resultado: Orest Lebedenko lançou Vivaldo Semedo que, mais forte que os seus marcadores, cabeceou certeiro apenas com Samuel Portugal como oposição aos 52’.

O FC Porto B tentou responder de imediato e dispôs de um cabeceamento de Gabriel Brás aos 58, mas o encontro perdeu fluidez com as substituições realizadas pelos dois conjuntos e apenas nos dez minutos finais o conjunto portista voltou a ameaçar a baliza defendida por Ruly Garcia, com Domingos Andrade a tentar a sorte aos 80’ e Brayan Caicedo, num último esforço, com um movimento interior aos 90+2 minutos, porém sem conseguir marcar.

O Vizela segurou, assim, o triunfo e alcançou, de forma provisória, o Tondela na liderança da prova – os beirões defrontam, este domingo, o Chaves no encontro de cartaz da ronda. Por seu turno, o FC Porto B aguardará pelo resultado do Paços de Ferreira, que pode ultrapassar os dragões e deixar o lugar de play-off de manutenção, caso derrote o Alverca.