A Liga inglesa (EFL) respondeu a Mikel Arteta, treinador do Arsenal, e defendeu a bola utilizada nos jogos da Taça da Liga, depois de o espanhol ter dito que os efeitos da bola podem ter sido um fator na derrota de terça-feira, na primeira mão das meias-finais, frente ao Newcastle.

Depois da derrota por 0-2, Arteta foi questionado sobre o que poderia fazer para ser mais eficaz, com o o treinador a citar a mudança de bola em relação à Premier League - de acordo com o regulamento da competição, foi utilizada uma bola da Puma em vez da habitual bola da Nike utilizada na Premier League. «Penso que rematámos muitas vezes sobre a barra e é complicado, visto que esta bola voa muito», disse.

A EFL disse entretanto nunca recebido reclamações antes dos comentários de Arteta.

«Como é exigido, a bola usada na Taça da Liga e na Liga desde 2021/22 é testada de acordo com o Programa de Qualidade da FIFA. A mesma bola tem sido utilizada com sucesso noutras grandes ligas europeias, incluindo a Serie A e a LaLiga e as nossas três divisões na EFL. Todos os clubes jogam com a mesma bola e não recebemos mais nenhum comentário desta natureza nos 88 jogos anteriores da Taça da Liga esta época», diz um comunicado.