
Que a época 2024/25 tem sido para esquecer para Pep Guardiola, isso é evidente, mas como se as más exibições não fossem suficientes, este Manchester City já é a equipa com mais golos sofridos de sempre da carreira do treinador espanhol.
Os cityzens têm sofrido com muitas lesões, especialmente no setor defensivo, onde jogadores como Akanji, John Stones, e Rodri, estão ao cuidado do departamento médico. Todas estas contrariedades contribuem para os 62 golos que a equipa já sofreu esta época, o pior registo defensivo de sempre numa equipa de Guardiola.
Para se ter noção, o Manchester City já leva mais golos sofridos que na época de estreia de Guardiola na Premier League em 2016/17, época em que a bola a entrou 60 vezes na baliza, numa campanha de reconstrução do que viria a ser o City centenário da época seguinte (17/18).
O terceiro pior registo foi na época de estreia ao comando do Barcelona em 2008/09, com 57 golos encaixados numa época marcada pelo pleno de títulos dos blaugrana: Mundial de Clubes, Champions League, Copa del Rey e Liga Espanhola.
O City, que até se reforçou no mercado de inverno e aumentou a profundidade na defesa da equipa com a entrada de Abdukodir Khusanov, parece não colocar termo ao mau momento de forma.
Numa equipa que está sempre habituada a lutar pelo título da Premier League e Liga dos Campeões, e que neste momento ocupa o 4º lugar da tabela classificativa, conseguirá o treinador recuperar-se desta fase negativa, ou será este o fim de um ciclo, como disse Guardiola?