A Seleção Nacional já começou a preparar uma semana que poderá ser histórica: Portugal quer garantir a presença na fase final do EuroBasket 14 anos depois. Com duas jornadas por disputar, a equipa de Mário Gomes ‘só’ precisa de uma vitória – Israel (sexta-feira, em Riga/Letónia) ou Ucrânia (segunda-feira, em Matosinhos) – para confirmar o feito histórico.

"A antevisão a este duplo compromisso é fácil de fazer: temos temos que ganhar um jogo. Aquilo que depende de nós é ganhar um jogo e, quanto mais depressa o fizermos, melhor", disparou Mário Gomes. "Portanto, vamos preparar-nos para isso, não podemos falhar. Temos de jogar com a atitude que esta equipa já nos habituou a todos, vamos deixar tudo em campo para ganhar já o jogo contra Israel, sem pensar em mais nada", prosseguiu o selecionador, que procura conduzir Portugal a uma terceira presença em fases finais, depois de 2007 e 2011.

Frente à já apurada Israel, rival que venceu em Odivelas (70-72), o selecionador tem a lição bem estudada: "Há um ano perdemos por dois, mas fizemos um excelente trabalho na defesa. O nosso problema foi a percentagem de triplos, que foi fraquíssima [2/21], mas isso não vai voltar a acontecer. Temos que defender ao mesmo nível, jogar coletivamente no ataque e fazer uma percentagem de lançamentos normal".