No início da época, o Sporting transferiu Mateus Fernandes para o Southampton por 15 M? e, se a nível pessoal tudo correu bem ao médio que não demorou a assumir a titularidade, no plano coletivo a temporada ficou aquém das expetativas pois o clube inglês tem assegurada a despromoção ao Championship. Ainda assim, numa entrevista concedida à DAZN, o internacional sub-21 português fez um balanço positivo do passo que deu na sua carreira, e garantiu que ainda vai voltar a jogar de leão ao peito.

"Quero voltar ao Sporting. No início da época sentir que não ia ter espaço na equipa e o clube também teve que fazer as suas escolhas. Ainda assim ficou contente pois consegui dar retorno financeiro e ajudar o Sporting", afirmou o futebolista que para já garante "estar bem " no Southampton.

Na Premier League, o jovem teve a oportunidade de jogar com alguns dos seus ídolos e, apesar de ser um admirador confesso de Bruno Fernandes, ficou rendido a um belga que considerou o adversário "mais difícil". "O Tielemans do Aston Villa. É um craque que não precisa de correr muito pois consegue controlar os 'timings', e sabe perfeitamente o momento de gerir o jogo e lançar a profundidade", acrescentou o jogador que também recordou o momento em que defrontou o capitão do Manchester United: "Sempre admirei o Bruno Fernandes e costumo ver vídeos com os seus melhores momentos. Isso aconteceu frente ao Manchester United e, dez minutos depois, estava a jogar contra ele".

Num plano mais pessoal, o algarvio admitiu que já está acostumado a conduzir à direita, e garantiu que não é fácil rever alguns amigos. "Quando o Renato Veiga estava no Chelsea, tentávamos combinar algo, mas era difícil pois a viagem de Londres para aqui dura hora e meia. O Porro já veio a Southampton passear e estive com ele", revelou.