A adaptação total a uma moto de MotoGP e a um fabricante em concreto requere sempre muito esforço e empenho por parte dos pilotos e Maverick Viñales não foge «à regra» e admitiu mesmo que está a fazer o seu caminho, traçando até um hipotético timing para chegar a uma consonância total com a KTM RC16

O espanhol confrontado com o feedback positivo que Mika Kallio e Aki Ajo [Team Manager da KTM de fábrica] deram perante a sua evolução, no sentido em que viu uma grande evolução por parte do piloto e se essa é a sua sensação também, o #12 não hesitou: ‘Correto! Preciso de entender a moto e a forma como a pilotar. É muito importante [ter esse feedback] da parte do Mika e de todo o staff da KTM, e do Aki, para me irem recordando sobre os truques da moto, para os integrar no meu estilo de pilotagem’.

Viñales, um dos pilotos mais experientes neste aspeto de adaptação a novas motos e com muitas vitórias no MotoGP, inclusivamente em todas as fabricantes por que passou, disse que não se trata de crença nas capacidades da moto, mas sim simplesmente mais horas na moto:

Vai demorar tempo. Não é uma questão de acreditar ou confiança se a moto é rápida ou não. A questão é que tenho de retirar o máximo e estar lá, mas isso demora tempo e é claro que quero já saber tudo sobre a moto mas talvez precise de mais três corridas, ou um teste total para ter um total entendimento. É pena pelo Shakedown, mas não foi possível.