
Maverick Viñales, da Red Bull KTM Tech3, teve um fim de semana difícil no Grande Prémio da Argentina, terminando em 11.º lugar na Sprint e qualificando-se apenas no 19.º posto. O piloto espanhol tem sentido dificuldades desde a pré-época e admite que ainda não conseguiu encontrar uma base sólida para trabalhar.
Na análise ao seu dia, o piloto espanhol começou por falar em dificuldades: ‘Bem, tem sido um início de época complicada, até mesmo na pré-temporada. Não conseguimos encontrar um caminho. Estamos a mudar muito a afinação a cada sessão e nunca ficou claro qual é a melhor. Por isso, acho que chegou o momento de deixar a moto como está no início e depois tentar trabalhar o estilo de condução para tirar o máximo partido. Se for para terminar em 15.º, é 15.º, se for para ser 10.º, é 10.º. Mas andamos a mexer e a mexer, e em cada sessão a sensação é diferente, mas nunca é uma boa sensação. Por isso, acho que agora o melhor é tentar ganhar alguma consistência e perceber onde está o limite da moto’.
Questionado sobre se já compreendeu quais são os limites da moto, o piloto foi claro: ‘Na verdade, não, porque mudamos a moto em todas as sessões. Portanto, não, não faço ideia. Acho que ainda temos de trabalhar nos pormenores’.
A falta de uma configuração fixa tem impedido Viñales de perceber até onde pode levar a moto em termos de rendimento. O espanhol reconhece que a diferença para os mais rápidos é significativa, tornando a situação frustrante:
– Quando vemos que estamos a perder 1,2 segundos por volta, é um pouco difícil de aceitar, sobretudo sabendo que temos capacidade para lutar na frente. Claro que é duro, mas é o que é. Não posso mudar a situação. Tenho de trabalhar, trabalhar e esperar que algo aconteça. Obviamente, ainda posso conduzir melhor a moto, porque não sinto que a estou a pilotar bem. Mas sim, a diferença para os da frente é enorme.
Viñales não esconde a sua insatisfação, mas admite que precisa de continuar a trabalhar para reduzir o fosso para os adversários. O desafio passa agora por encontrar um compromisso estável e melhorar a sua adaptação à moto, numa altura em que a temporada ainda está no início.