
O Moreirense desloca-se ao Estádio José Alvalade, esta sexta-feira (20h30), na 30.ª jornada da Liga, estando confortável na tabela classificativa (permanência assegurada), procurando agora a melhor posição possível. Neste momento ocupam a 10.ª posição, com 35 pontos, e estão a quatro do nono classificado (Estoril) e a cinco do oitavo, que é o Casa Pia.
Na busca por pontos que possam fazer com que os minhotos escalem mais alguns lugares, há um adversário que está na luta pelo título nacional e um terreno no qual os cónegos nunca venceram. Em 14 encontros, para todas as competições, os axadrezados somam 12 derrotas e somente duas igualdades. Os resultados mais positivos, os dois empates, ocorreram à jornada 13 do campeonato de 2014/15 e na fase de grupos da Taça da Liga 2011/12, ambos a uma bola.
Assim, a equipa orientada por Cristiano Bacci vai à procura de feito inédito na sua história que, em caso de triunfo, se torna ainda mais relevante. Isto porque, recorde-se, na primeira volta, os leões saíram derrotados do Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, por 1-2. Algo que por si só é raro, sendo que a última vitória tinha sido em 2012/13, na Taça de Portugal. Ao que ainda acresce o facto de que no total dos 30 confrontos, ao longo dos anos, o Moreirense só ganhou três, ou seja, um triunfo esta sexta-feira atingiria patamares épicos na história do clube de Moreira de Cónegos.
A tarefa não é, obviamente, fácil tendo em conta que nas tais três dezenas de embates entre ambos, para além do trio de triunfos dos minhotos, há apenas mais seis empates e umas desmotivantes 21 derrotas.