
Morreu esta quinta-feira, aos 56 anos, o lendário Felix Baumgartner, o primeiro homem da história a saltar da estratosfera. De acordo com a imprensa italiana, o aventureiro austríaco foi vítima de um acidente quando praticava parapente na província italiana de Fermo, em Porto Sant Elpidio, ao cair numa piscina depois de ter perdido o controlo do aparelho. Na sequência do acidente, que ocorreu por volta das 16 horas, o parapente de Baumgartner chocou com uma mulher, mas ao que tudo indica esta escapou ilesa.
Retirado dos desportos radicais há alguns anos, Baumgartner é uma figura lendária no meio, tendo o tal salto da estratosfera como ponto alto da sua carreira. Na altura, a 14 de outubro de 2012, tornou-se na primeira pessoa da história a saltar desse ponto (a quase 40 quilómetros de altitude) e também na primeira a quebrar a barreira do som num salto de queda livre enquanto usava apenas um fato especial pressurizado. Nesse incrível desafio, o austríaco atingiu os 1342 quilómetros por hora.
Apesar de retirado oficialmente, o austríaco mantinha viva a sua paixão, partilhando várias das suas aventuras nas redes sociais. Esta quinta-feira, dia da sua morte, tinha até partilhado uma História no Instagram na qual se queixava que estava demasiado vento. Foi a sua última partilha...
Passou por Portugal e 'desafiou' a Ponte 25 de Abril
Ao longo da sua carreira recheada de aventuras, Felix Baumgartner passou também por Portugal em várias ocasiões. Numa delas, em 1999, no mesmo ano em que reivindicou o recorde mundial de maior salto de paraquedas de um prédio quando saltou das Torres Petronas em Kuala Lumpur, subiu a um dos pilares da Ponte 25 de Abril (disfarçado de mecânico para escapar às autoridades) e de lá saltou para um barco que estava no rio Tejo à sua espera. Esse evento, refira-se, foi promovido pela Red Bull, marca de bebidas energéticas à qual esteve (e ainda estava) ligado.