Álex Márquez enfrentou 2024 de forma especial: fez dupla com o irmão Marc pela segunda vez. E alcançou a sua melhor classificação final da carreira ao ser oitavo – embora não tenha sido a sua melhor pontuação por pouco.

Segundo melhor com uma moto do ano passado

Quem olhar para a folha de resultados de Álex, vê que o piloto foi consistente nesta sua segunda época na Gresini. Os top dez foram uma constante. Foi batido, em larga escala, pelo colega de equipa? Sim, foi. Mas perante Marc Márquez não seria fácil – nem mesmo com a mesma moto, a Ducati Desmosedici GP23.

Certo é que, excetuando o oito vezes campeão do mundo, Álex Márquez foi o melhor do campeonato com uma moto do ano passado – e até ficou à frente de um dos pilotos com a GP24, Franco Morbidelli (Prima Pramac/Ducati).

A época incluiu um pódio com o terceiro lugar na Alemanha, e alguns quartos lugares – incluindo dois a fechar, o que abre boas perspetivas para 2025 – quando, em teoria, Álex será o líder da Gresini perante o rookie Fermín Aldeguer.

O ponto forte

Em Álex Márquez, destacamos a consistência de desempenhos como ponto forte. Apenas seis resultados em corrida principal fora do top dez e duas rondas sem qualquer ponto (Portugal e Indonésia), permitindo alcançar 173 pontos (apenas menos quatro do que o seu melhor registo).

O ponto fraco

Apesar da consistência – e sendo certo que a GP23 não foi, de perto nem de longe, tão competitiva como a GP24 – faltou algo mais a Álex Márquez. Afinal, ainda foi uma das melhores motos do pelotão e esse potencial traduziu-se apenas num pódio e em outros três resultados de top cinco.

O melhor momento

O pódio no GP da Alemanha foi o ponto alto da época de Álex Márquez. Um momento ainda mais especial, uma vez que o partilhou com o irmão Marc – há 27 anos que irmãos não conquistavam top três na mesma corrida da classe rainha.

O pior momento

A sequência de resultados entre os GP da Indonésia e da Austrália foi o momento mais difícil da época de Álex Márquez: dois abandonos consecutivos, seguidos de um magro 15.º lugar, o que pode tê-lo impedido de ir um pouco mais além no campeonato.