
Nicolò Bulega dominou o arranque do Mundial de Superbikes ao conquistar a sua primeira tripla vitória na categoria, em Phillip Island. Com um ritmo avassalador cruzou a meta com uma vantagem confortável de 2,6 segundos sobre a concorrência. No extremo oposto da grelha, o campeão em título, Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team), viveu um fim de semana para esquecer, acabando por abandonar a corrida devido a problemas mecânicos.
O italiano da (Aruba.it Racing – Ducati) demonstrou uma eficiência implacável ao longo do fim de semana e depois das sessões de testes no mesmo circuito, que já anteviam o seu potencial, o italiano confirmou a sua superioridade ao vencer todas as corridas da ronda inaugural.
Álvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) também brilhou em Phillip Island ao recuperar da 11.ª posição da grelha, resultado de uma Tissot Superpole Race desapontante. Com uma condução aguerrida, subiu ao segundo lugar do pódio. Andrea Iannone (Team Pata Go Eleven), que partiu da segunda posição, garantiu o terceiro posto, consolidando o seu regresso à competição com um segundo pódio no fim de semana.
Na luta entre pilotos independentes, Scott Redding (MGM Bonovo Racing) e Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) protagonizaram um duelo intenso pela quarta posição. Redding levou a melhor, terminando à frente de Petrucci, que fechou o top 5. O britânico Sam Lowes (ELF Marc VDS Racing Team) também manteve a sua boa forma ao garantir o sexto lugar, depois de um impressionante quinto posto na Superpole Race.
Andrea Locatelli (Pata Maxus Yamaha) voltou a ser o melhor representante da Yamaha, terminando na sétima posição, repetindo o resultado da primeira corrida. A Bimota, recentemente integrada no campeonato, viu ambos os seus pilotos terminarem no top 10, com Alex Lowes em oitavo e Axel Bassani em décimo. Pelo meio, Yari Montella (Barni Spark Racing Team) terminou em nono, numa chegada renhida, ficando apenas 0,022 segundos atrás de Lowes.
Toprak Razgatlioglu teve um fim de semana complicado, acumulando dificuldades com a nova BMW M 1000 RR. O turco foi penalizado por condução irresponsável depois de uma manobra agressiva sobre Danilo Petrucci e, na volta 12, viu-se forçado a retirar-se da corrida devido a problemas mecânicos.
Outro dos abandonos marcantes foi o de Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team), que sofreu uma queda na reta que leva o nome do seu pai, Wayne Gardner, a apenas quatro voltas do final. Tarran Mackenzie (PETRONAS MIE Honda Racing Team) também viu a sua corrida terminar prematuramente após um acidente na Curva 6.
Com esta tripla vitória, Bulega fez uma grande afirmação e mostra em como é um dos maiores candidatos à vitória final para esta época. Bautista mostrou resiliência ao recuperar e terminar no pódio, enquanto Razgatlioglu precisará de encontrar soluções para os desafios técnicos da BMW se quiser defender o seu título.
