A partida entre Barcelona e Las Palmas (1-2), correspondente à 15.ª jornada da La Liga, apresentou uma situação anómala. Tanto Hansi Flick como Diego Martínez efetuaram um total de seis substituições, mais uma do que as cinco habituais.
A explicação para mais esta mudança adicional teve Álex Baldé como infeliz protagonista. O jovem jogador sofreu um forte golpe no peito que o deixou sem fôlego. Baldé tentou continuar em campo, mas voltou a cair no chão com claros sinais de dificuldade em respirar e teve mesmo de abandonar o relvado numa maca, aos 26 minutos da partida.
Em situações como a do jogador blaugrana, a La Liga aplica um protocolo que permite uma substituição adicional devido a concussão. Esta alteração extra pode ser utilizada por ambos os conjuntos e não apenas por aquele que é diretamente afetado.
Este regulamento foi aprovados na 138.ª reunião geral anual do International Football Association Board (órgão que regulamenta as regras do futebol), realizada na Escócia, a 2 de março de 2024.