
Na Assembleia Geral que antecedeu a Cimeira de Presidentes que decorre neste momento na Arena Liga Portugal, no Porto, Pedro Proença apresentou a carta de despedida e recebeu por aclamação o estatuto de associado honorário da Liga.
Uma das questões que continua por resolver é quando serão as próximas eleições para a Liga Portugal. Os clubes discutiram naturalmente esse assunto, mas o ato eleitoral está ainda sem data, pois não houve consenso nesta reunião. O presidente da Assembleia Geral vai agora decidir este tema, sendo que o mais provável é que as eleições decorram ainda antes do final da atual época desportiva, dando margem para que o novo líder da Liga tenha espaço temporal para preparar a nova temporada 2024/25.
Segundo apurou Record, havia clubes que desejavam as eleições no imediato, no mais curto espaço de tempo, mas outros preferem para uma data mais tarde, no sentido de dar margem aos candidatos que se perfilam.
A data de 24 de abril chegou a ser ponderada para poder ser já oficial nesta reunião, mas não houve consenso. No decorrer da AG desta tarde, de resto, José Mendes, líder da mesa da Assembleia Geral da Liga, informou os clubes que vai anunciar nos próximos dias a decisão quanto ao calendário eleitoral para se saber quem será o novo presidente da Liga Portugal.
Recorde-se que Helena Pires, até agora diretora-executiva coordenadora da Liga Portugal, foi nomeada para assumir o cargo de presidente interina enquanto não se conhecer o novo presidente que irá suceder a Pedro Proença. O universo dos clubes da Liga profissional, aliás, manifestou a total concordância com esta solução transitória, reconhecendo toda a confiança em Helena Pires para desempenhar a função.
Quanto a Pedro Proença, como se sabe, toma posse como novo líder da Federação Portuguesa de Futebol na próxima 2ª feira.