
Numa revelação surpreendente, a análise de dados de GPS do Circuito Internacional do Bahrein sugere que a Mercedes está prestes a ser a segunda equipa mais rápida para a próxima temporada de F1 2025. Esta informação vem do conceituado jornalista da Sky F1, Craig Slater, após escrutinar os dados dos testes de pré-temporada realizados durante três dias no local.
A fase de testes de pré-temporada é notória pela sua imprevisibilidade, muitas vezes gerando debates acesos entre os entusiastas da F1. Este ano não é exceção, especialmente com Carlos Sainz da Williams a estabelecer um tempo de destaque de 1:29.348. Este feito impressionante, juntamente com a deslumbrante simulação de corrida de Lando Norris no segundo dia com o McLaren MCL39, reforçou a especulação generalizada de que o piloto britânico poderia ser um forte candidato ao título.
No entanto, a interpretação dos dados por Pablo Hidalgo, um especialista em análise de dados da PlanetF1.com, apresenta uma imagem ligeiramente diferente. De acordo com a análise de Hidalgo, a McLaren é a equipa líder com base nos dados de simulação de corrida. A posição da Ferrari, Mercedes e Red Bull permanece incerta, com a Red Bull suspeita de não ter revelado todo o seu potencial durante os testes no Bahrein.
Ainda assim, numa análise separada, Craig Slater apresenta uma visão mais otimista para a Mercedes. Ele revelou: “Uma pessoa com quem falei, que tem acesso a dados de GPS, diz que a Mercedes é a segunda mais rápida aqui.” Este é um desenvolvimento intrigante, considerando a falta de autoconfiança demonstrada pela Mercedes durante o teste e a dinâmica da sua equipa, que inclui um piloto muito jovem, Kimi Antonelli, e George Russell a liderar a sua investida este ano.
Os testes no Bahrein não foram isentos de desafios. As condições meteorológicas em mudança, com o Dia 2 a experienciar temperaturas muito mais frescas do que o habitual e interrompido por chuvas, adicionaram outra camada de complexidade à determinação da verdadeira ordem do grid da F1 2025.
Um problema potencial foi identificado com o W16 da Mercedes no Dia 2, causando preocupação ao diretor da equipa, Toto Wolff. Na temporada passada, as condições mais frescas tinham dado uma vantagem ao seu W15. Wolff, expressando a sua preocupação, admitiu à imprensa, incluindo o PlanetF1.com, “Estou um pouco preocupado neste momento porque estas deveriam ser condições em que deveríamos ser duas segundos mais rápidos do que todos os outros, o que foi o único destaque do ano passado em termos de desempenho em Las Vegas, e não estamos.”
O verdadeiro teste começará com o Grande Prémio da Austrália, marcando o início da temporada de 24 corridas. Só então será revelado o verdadeiro potencial e competitividade das dez equipas. Por agora, a análise, as especulações e os debates continuam, alimentando a excitação e a antecipação para a temporada de F1 de 2025.