O belga Jordi Meeus (Red Bull-BORA-hansgrohe) conquistou esta sexta-feira, ao sprint, a 3.ª etapa da Volta ao Algarve, mas o suíço Jan Christie (Emirates) conservou a camisola amarela.

Meeus bateu em velocidade o italiano Alberto Dainese (Tudor Pro Cycling) e o eritreu Biniam Girmay (Intermarché-Wanty), 2.º e 3.º, respetivamente, com o mesmo tempo, numa chegada compacta em pelotão, com Rui Oliveira (Emirates) a ser o melhor português na tirada, acabando em 17.º lugar.

A jornada foi marcada por quedas, uma das quais vitimou o francês Romain Bardet (Picnic PostNL), que era 4.º da geral, obrigado a abandonar, enquanto Iúri Leitão (Caja Rural) também foi ao chão, nos metros finais de aproximação à meta.

Já João Almeida (Emirates) chegou integrado no pelotão em 25.º e manteve o 2.º lugar da geral, a 4 segundos do companheiro Jan Christie, enquanto o belga Laurens De Plus (Ineos-Grenadiers) é 3.º (a 13).

A 4.ª e penúltima etapa disputa-se este sábado, com ligação entre Albufeira e Faro (175,2 km), sendo favorável a sprinters ou roladores.