Início de tarde recheado de jogos e muita emoção da Liga Europa. Vários portugueses envolvidos, como Rafa Silva, João Mário e Gedson Fernandes (titulares), na derrota do Besiktas diante do Maccabi Tel-Aviv (1-3). Alexandre Penetra começou de início e viu o AZ Alkmaar ficar empatado com o Galatasaray (1-1). O Ludgorets, com Dinis Almeida a cumprir os 90 minutos, não foi além do nulo frente à Lazio (0-0), sem Nuno Tavares.

A turma de Istambul, diante do conjunto israelita, concedeu um golo logo aos 23 minutos. Gabi Kanichowsky bateu Mert Gunok e criou um enorme desalento no Vodafone Arena. Logo a seguir, Rafa Silva deu uso à sua velocidade, ultrapassou dois adversários, correu o campo todo e finalizou com calma. Antes da primeira parte acabar, Dor Peretz voltou a colocar os de Tel Aviv em vantagem no marcador.

Findado o tempo de descanso, Cher Ndour, ex-Benfica, entrou para o lugar de Rashica e João Mário acabou por ficar no balneário. Cher Ndour até chegou a marcar, mas viu o seu golo ser anulado. Aproveitaram os forasteiros, com Weslley Patati a encerrar o marcador.

O AZ Alkmaar de Alexandre Penetra entrou em grande frente aos oponentes turcos, ao faturar logo aos 2´. Sven Mijans, com assistência de Seiya Maikuma, marcou o seu primeiro golo na prova. O conjunto comandado por Okan Buruk começou a superiorizar-se e chegou ao empate. O suspeito do costume - Victor Osihmen voltou a marcar na Liga Europa e restabeleceu a igualdade. O marcador não viria a sofrer mais alterações, só dar nota à expulsão de Kees Smit.

Em Roma, Lazio e Ludgorets não saíram, como referido acima, do nulo. A desinspiração ofensiva esteve sempre presente, mas com claro sinal positivo para os biancocelesti. Várias oportunidades de golo, muitas aproximações à área, mas pouco aproveitamento. Do outro lado, o emblema búlgaro acabou a partida sem efetuar nenhum remate à baliza.

Muitos golos

Os bascos do Athletic Bilbao receberam o Elfsborg e venceram sem espinhas. 3-0, com Adam Boiro, logo aos seis minutos, a fazer o gosto ao pé. Ainda na primeira parte, Benat Prados dilatou a vantgem e Gorka Guruzeta, já no segundo período, fechou o marcador.

Dynamko Kyiv e Plzen gladiaram-se por um resultado positivo e a sorte acabou por sorrir para o conjunto checo, triunfo por 1-2. Matej Vydra marcou já na segunda parte e Pavel Sul, já em cima dos 90´, fez o segundo tento. Vladyslav Kabaev, do lado ucraniano, marcou praticamente em cima do apito final.

No Azerbaijão, o Lyon bateu o Qarabag por 1-4. Georges Mikautadze bisou ao marcar aos 15 e 80 minutos, mas, antes, Corentin Tolisso e Malick Fofana também deixaram a sua marca. Juninho, antigo atleta do GD Chaves, marcou para os da casa. O PAOK bateu, na Letónia, o Riga FS por 0-2. Kiril Despodov, logo no início da partida, e Fedor Chalov, já perto da hora de jogo, completaram os tentos da vitória.