![Recordes dentro e fora de campo: marca CR7 avaliada em 850 milhões de euros](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
A um dia de celebrar o 40.º aniversário, Cristiano Ronaldo parece não estar prestes a abrandar nem dentro, nem fora de campo. Nas quatro linhas, o capitão da Seleção Nacional já leva 920 golos e no mundo dos negócios a sua marca, CR7, vale atualmente 850 milhões de euros, o valor mais elevado de sempre.
O IPAM – Instituto Português de Administração e Marketing, que analisa a evolução da marca CR7 há 15 anos, revela que a empresa do astro português cresceu 325% entre 2020 e 2025 para os 850 milhões de euros.
O estudo realizado pelo IPAM destaca que esta quantia resulta da combinação de variáveis distribuídas por várias dimensões: receitas, media, redes sociais, palmarés, influência social e impacto.
Para se ter noção do crescimento da marca do jogador do Al Nassr nos últimos anos, em 2011, estava avaliada em 24,5 milhões de euros.
Ronaldo reúne mais de mil milhões de seguidores
As receitas são provenientes do ordenado que aufere no emblema saudita, 200 milhões de euros anuais e dos 150 milhões de euros em contratos publicitários com marcas como a Nike, Tag Heuer e Louis Vuitton.
Já nas redes sociais, que também são uma fonte de rendimento, o camisola sete reúne mais de mil milhões de seguidores, com destaque para o Instagram, onde possui, à data da publicação deste artigo, 648 milhões de seguidores.
Para além destas fontes de rendimento, Cristiano Ronaldo tem-se voltado, principalmente nos últimos cinco anos, para o universo dos investimentos em áreas como hotelaria, moda e saúde, entre outras.
"Cristiano Ronaldo é muito mais do que um jogador de futebol, é uma marca global que reflete excelência, inovação e impacto em várias áreas da vida pública. O seu valor de mercado é o reflexo da sua relevância desportiva, mediática e comercial, que transcende gerações", diz Daniel Sá, diretor executivo do IPAM e responsável pelo estudo.
Salário cresceu mais de 300% em cinco anos
Com o avançar da carreira, CR7 não dá sinais de abrandamento. Pelo contrário.
Nos últimos cinco anos, o seu salário aumentou 308%, as receitas de patrocínios 435%, o número de seguidores nas redes sociais 208% e o número de jogos disputados 51%.
O estudo do IPAM refere, com naturalidade, que a previsão é que a marca CR7 continue a crescer no futuro, muito por conta da renovação de contrato com o Al Nassr por mais uma época, pela provável participação no Mundial de 2026 e pela evolução dos variados investimentos.
Cristiano Ronaldo é, neste momento, muito mais do que um jogador de futebol. O português é também patrocinado, influenciador e investidor, facetas que contribuem, cada vez mais, para o crescimento da sua marca, mas também do seu estatuto de ícone global.