
Reinaldo Teixeira apresentou oficialmente a sua candidatura à presidência da Liga Portugal. "É tempo de erguer as nossas competições a um patamar de excelência, em que ganham todos, incluindo quem perde. É tempo de liderança que assegure trabalho em conjunto", registou o algarvio de 61 anos perante um auditório da Arena Portugal completamente cheio e com mais de 400 pessoas, incluindo representantes das várias associações de futebol, da FPF e de vários clubes como Benfica e V. Guimarães, por exemplo.
O candidato anunciou-se "sem espaço para qualquer tipo de expedientes, ou sequer ética duvidosa, que prejudique o prestígio das competições e a relação com os parceiros" da Liga Portugal.
"É tempo de entendimento. Para reunir os melhores profissionais e executar as melhores ideias, que nos permitam crescer, internacionalizar o negócio, inovar, procurar novas fontes de receita e explorar da melhor forma o mais belo jogo do Planeta. Se temos talento, os melhores jogadores do mundo. os melhores treinadores, médicos, fisioterapeutas e agentes, então temos de ter grandes equipas nos gabinetes. Temos de ter a coragem de sermos grandes dirigentes. Chegou o tempo da excelência, o tempo de potenciarmos o produto, as novas tecnologias e os novos conteúdos, na oportunidade do digital. Chegou o tempo de impormos capacidade de reivindicação, que nos permita acabar com a injustiça fiscal, a injustiça do IVA e dos seguros, acabar com a injustiça de uma Lei que não está à altura da nossa missão social que é espetáculo, que é formação e que é construir talento, chegou o tempo de uma capacidade negocial séria para reduzir custos e aumentar receitas. Para garantir às Sociedades Desportivas uma justa distribuição das verbas das apostas. Porque o Futebol Profissional, o futebol de excelência, a pirâmide que gera milhões para a economia, não pode ser reduzida à insignificância atual. Chegou a oportunidade de um tempo novo, de diálogo, de sermos uma só voz que nos dará uma nova capacidade de entendimento com a Federação Portuguesa de Futebol, onde está um presidente, Pedro Proença, que nos respeita e que bem nos conhece", registou Reinaldo Teixeira num discurso que empolgou a plateia e claramente virado para uma nova era nas relações entre a Liga Portugal e a FPF, como se notou claramente nas suas palavras:
"O presidente da Federação também quer este tempo novo, onde temos de saber encontrar um parceiro, na defesa dos nossos interesses e na resolução dos dossiers urgentes como a revisão do Protoloco Liga / FPF, uniformizar e facilitar processos, incluindo na certificação da centralização dos direitos televisivos. Vamos definitivamente fazer crescer a competitividade, melhorar o espetáculo e ser mais fortes. Vamos dar as melhores condições aos nossos atletas. Vamos dar a melhor experiência aos nossos adeptos. Vamos ter um VAR mais eficaz, em todas as competições e vamos ter arbitragem profissional à altura das nossas equipas e dos nossos jogadores. Vamos ter a celeridade e transparência que o futebol merece e discutir e melhorar os quadros competitivos, de modo a que beneficiem todos os clubes."
"Caros representantes das Sociedades Desportivas. Com valores, que tenhamos a coragem de nos unir, de nos impor com credibilidade e mérito junto de todos os parceiros. Não reneguemos a oportunidade deste tempo novo, saibamos solidificar entendimento e compromisso. Honrando a nossa designação, o nosso nome, como uma verdadeira Liga que somos. A Liga Portugal. Uma aliança. Resistente à pressão que a competitividade gera. Juntando as melhores forças de cada emblema, com um desígnio que nos é comum: a defesa dos superiores interesses do Futebol e a sustentabilidade das Sociedades Desportivas", solicitou ainda Reinaldo Teixeira. assumindo a intenção de gerir os destinos da Liga que, numa primeira instância, não é mais do que dar seguimento ao plano estratégico já aprovado para o mandato 2023/27.
"Esta é uma eleição intercalar. Saibamos honrar a nossa herança, o Plano Estratégico aprovado para o mandato 2023-2027, mas renovemos o nosso entendimento. Temos que ter mais ambição e olhar mais além na qualidade do espetáculo, na melhoria das transmissões televisivas, na internacionalização, num marketing mais agressivo, que promova as nossas competições e o nosso talento e com mais capacidade de venda. Numa nova estratégia de conteúdos e capacidade de gerar serviços, dinheiro e investimento para as nossas Sociedades Desportivas", determinou, apresentando depois toda a equipa que o acompanha nesta candidatura às eleições que decorrem no dia 11 de abril.