Rafael Obrador e Amar Dedic já foram apresentados e, ao que tudo indica, Enzo Barrenechea está já em trânsito para a Luz. Ainda assim, a direção liderada por Rui Costa, tendo em vista a temporada 2025/26 e as eleições de outubro, parece disposta a não poupar em esforços para dar a Bruno Lage o melhor plantel possível.

Nesse sentido, nas últimas horas surgiram notícias a dar conta do forte interesse encarnado em Richard Ríos, médio que pertence aos quadros do Palmeiras. A concretizar-se, a transferência será feita por um valor a rondar os 25/30 milhões de euros, num sinal claro do quão forte estão as águias dispostas a investir neste mercado de transferências.

Ainda que a Roma e o Nottingham Forest também estejam a seguir de forma intensa o internacional cafetero, num cenário que pode complicar a mudança de Ríos para Portugal, o zerozero aceitou o desafio de lhe apresentar o (ainda) jogador de Abel Ferreira, caro leitor.

Um início no... futsal

O adepto mais curioso já terá, com quase toda a certeza, feito um certo trabalho de pesquisa e aberto, por exemplo, as redes sociais de Richard Ríos. Fazendo scroll até à primeiras publicações do médio no Instagram, há algumas fotografias que se destacam, já que o agora jogador do Palmeiras surge com a camisola da seleção colombiana... numa quadra de futsal.

Ao contrário de muitos profissionais de futebol, que passaram pelos escalões de formação de grandes clubes, Richard Ríos teve um trajeto um tanto ao quanto alternativo, para dizer no mínimo.

Ríos ao serviço da seleção de futsal @Arquivo Pessoal

Nascido a 2 de fevereiro de 2000, em Vegachí, Richard começou a jogar futebol em tenra idade, no caso nas ruas do seu bairro. Tal como explicou numa entrevista ao portal da CONMEBOL, em dezembro de 2023, o desporto ajudou-o a não seguir por caminhos negativos, isto tendo em conta que é natural de uma cidade na qual «os jovens não têm muitas oportunidades».

Na mesma entrevista, Ríos explicou como se deu o ingresso no futsal. «Infelizmente, as coisas não correram bem para mim no futebol de campo, então migrei para o futsal. As coisas melhoraram e, aos 16 anos, tornei-me jogador profissional [alinhava no Alianza Platanera]. Paralelamente, fui jogando pelas seleções jovens da Colômbia.»

Destaque da Colômbia no Sudamericano Sub-20, torneio de futsal realizado em 2018 no Brasil, o alvo do Benfica chamou a atenção de alguns olheiros, que o convidaram a fazer provas.... no futebol.

Richard aceitou o desafio e, mesmo sem saber para que clube iria, rumou ao Rio de Janeiro. O destino? Flamengo.

Lesão e afirmação

O jovem não precisou de muito para se afirmar no Ninho do Urubu e, para tal, muito contribuíram os ensinamentos que adquiriu no futsal.

< class="instagram-media" data-instgrm-captioned="" data-instgrm-permalink="https://www.instagram.com/p/CT8GG_Rpkvz/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading" data-instgrm-version="14" style=" background:#FFF; border:0; border-radius:3px; box-shadow:0 0 1px 0 rgba(0,0,0,0.5),0 1px 10px 0 rgba(0,0,0,0.15); margin: 1px; max-width:540px; min-width:326px; padding:0; width:99.375%; width:-webkit-calc(100% - 2px); width:calc(100% - 2px);">