O Vitória SC empatou 1-1 com a Fiorentina no D. Afonso Henriques e garantiu o segundo lugar da Conference League.

Rui Borges analisou a partida e o feito histórico dos vitorianos aos microfones da Sport-TV.

Rui Borges em discurso direto:

Análise: «Fizemos um grande jogo durante os 90 minutos. Criamos mais situações de finalização, mais situações reais de perigo. Eles têm duas, a defesa do Varela e o lance do golo. Foi um grande jogo, a equipa foi competitiva, intensa e nunca abdicou de ganhar o jogo e ir à procura do segundo golo.»

«Felizes porque fomos consistentes na nossa qualidade de jogo e temos de seguir com a grande caminhada que temos feito. Agora vamos para o mata-mata por isso temos de ser mais consistentes nessa fase do jogo [bolas paradas].»

Exibição frente a um adversário duro: «Estou satisfeito desde sempre, não só no jogo de hoje. Temos crescido de jogo após jogo, têm-se divertido em campo, são felizes a jogar, têm prazer em jogar. Jogámos contra uma grande equipa europeia. A malta foi muito competitiva acima de tudo, vamos sê-lo sempre independente do adversário e hoje, principalmente na segunda parte que eles foram mais agressivos porque foram atrás do resultado.»

«Jogar com dois avançados como eles têm, é muito difícil para a nossa linha defensiva... que foram uns guerreiros. Acabámos por sofrer um golo numa segunda bola, num lance de bola parada. Feliz com aquilo que eles têm dado e acredito que o futuro será risonho.»

Gustavo Silva: «Tem características muito próprias. Pode dar-nos coisas diferentes. Entrega-se ao jogo do início ao fim. É jogador à Vitória. Tem golo. É um miúdo que está a crescer. É um miúdo com muito futuro pela frente.»

Segundo lugar: «Dignifica o clube que representamos, merece este louvor e esta caminha feliz que temos tido na Conference. Para o país é muito bom, engrandece o país. Percebe-se que não existe só Sporting, Benfica e FC Porto. Existem outras grandes equipas como o Vitória SC. Engradece-nos a nós e ficamos muito felizes por entrar na história do clube e de uma cidade muito especial.»

Encontrar o Chelsea? «Oxalá que sim, era sinal que estávamos na final da Conference.»