Samuel Marques, médio de formação da seleção portuguesa, escapou esta quinta-feira a uma suspensão de várias semanas da Liga francesa (LNR), mas foi sancionado com uma multa de 3.000 euros, anunciou o organismo.

Acusado de comportamento agressivo para com uma hospedeira, em setembro, durante a gala da LNR, na qual recebeu o prémio de melhor jogador da Pro D2, Marques compareceu hoje perante uma comissão disciplinar do organismo que tutela o râguebi profissional francês.

"Samuel Marques foi sancionado com uma repreensão e uma multa de 3.000 euros por motivo de 'atentado ao superior interesse do râguebi'", anunciou, em comunicado, a Comissão de Disciplina e Regulamentos da LNR.

Ao escapar a uma suspensão efetiva, o jogador do Béziers fica à disposição do selecionador de Portugal, Simon Mannix, para os encontros de apuramento para o Mundial de 2027, que de disputam em fevereiro.

No râguebi, tradicionalmente, as suspensões dos jogadores estendem-se a todas as competições nacionais e internacionais durante o período em que estão em vigor.

Em outubro, a comissão disciplinar da LNR abriu um processo de instrução por comportamento inadequado do internacional português na 20.ª Noite do Râguebi, em 23 de setembro, gala do organismo que distingue anualmente os melhores do râguebi gaulês.

Nessa noite, o 'lobo', de 35 anos, recebeu o galardão de melhor jogador da Pro D2, em 2023/24, ao serviço do Béziers.

Porém, segundo testemunhos publicados pelo diário francês L'Équipe, o internacional português apresentou-se, a partir de determinada altura da festa, visivelmente embriagado e teve um comportamento agressivo para com uma funcionária do serviço do serviço de 'catering'. Alegadamente, terá entornado propositadamente uma bebida sobre a funcionária.

Vários meios de comunicação franceses noticiaram, entretanto, que a hospedeira alegadamente agredida reportou o episódio às suas chefias, mas não apresentou qualquer queixa contra o internacional português.

No entanto, a notificação do incidente à comissão disciplinar foi feita, segundo as mesmas fontes, pelo próprio presidente da LNR, René Bouscatel.

Em fevereiro e março, a seleção portuguesa disputa o Rugby Europe Championship 2025 (REC25), que vai apurar diretamente os quatro primeiros classificados para o Mundial da Austrália2027.

Portugal disputa o Grupo B com a Bélgica (casa, 01 de fevereiro), Alemanha (casa, 09 de fevereiro) e Roménia (fora, 15 de fevereiro). Duas vitórias na fase de grupos garantem o apuramento para as meias-finais do REC25 e o consequente apuramento para o Mundial.

Samuel Marques, dono de 21 internacionalizações pelos 'lobos', foi peça fundamental no sucesso de Portugal no Mundial de França2023.

Em novembro de 2022, concretizou a penalidade que permitiu a Portugal empatar com os Estados Unidos (16-16), no último lance do torneio de repescagem, e qualificar-se para a competição.

No próprio França2023, transformou o terceiro ensaio de Portugal contra as Fiji, que valeu a primeira vitória de sempre da seleção portuguesa num Campeonato do Mundo, por 24-23.