
Cinco estreantes e três regressos na convocatória da seleção portuguesa de andebol para os jogos com Roménia e Israel, de qualificação para o Euro2026, já assegurada pela equipa lusa.
Com a vitória no Grupo 8 à distância de um ponto, o selecionador nacional, Paulo Pereira chamou pela primeira vez aos trabalhos os jogadores Gabriel Viana (TuS Ferndorf, Alemanha), Miguel Neves (Saint-Raphael VAR HB, França), Vasco Costa (Hammarby IF, Suécia), António Machado (Marítimo SAD) e José Ferreira (FC Porto).
O técnico promoverá ainda os regressos de Gustavo Oliveira (Valladolid, Espanha), Diogo Silva (KIF Kolding, Dinamarca) e Jenilson Monteiro (Limoges HB, França), de volta cerca de dois anos após a última presença.
O primeiro dos dois últimos encontros do Grupo 8 de qualificação para o Euro2026 será contra a Roménia, em 8 de maio, e o segundo frente a Israel, em 11 do mesmo mês, ambos em Constança (Roménia). Dada a situação em Israel, o segundo encontro também decorrerá em solo romeno, ambos pelas 17h00 horas em Lisboa.
«Seria bom ficarmos em primeiro, porque há por trás a questão do sorteio, que nos posiciona um bocadinho melhor para depois jogar o campeonato [Euro2026]», afirmou Paulo Pereira aos canais de comunicação da Federação de Andebol de Portugal.
«Não sabíamos o destino das equipas portuguesas na Europa [FC Porto e Sporting] e fizemos uma convocatória, de certa forma, a proteger alguns atletas que são sempre convocados do bombardeamento dos jogos que têm acontecido nos últimos anos», adianta Paulo Pereira.
O selecionador refere que, tendo em conta que Portugal já está apurado para o próximo Campeonato da Europa, que é a oitava fase final consecutiva, fez uma convocatória com alguns atletas que nunca estiveram sequer com a seleção principal.
«Temos três atletas que nunca estiveram connosco na equipa sénior, nem em treino, embora tenham estado nas seleções jovens [Gabriel Viana, Miguel Neves e José Ferreira]. Fomos buscar atletas que participaram sistematicamente nas competições mais jovens e também fomos buscar alguns atletas que estão espalhados pela Europa, felizmente já começamos a ter cada vez mais».