
Zhao Xintong, 28 anos, tornou-se esta segunda-feira o primeiro campeão do mundo de snooker de nacionalidade chinesa, após bater na final da prova, por 18-12, o tricampeão mundial Mark Williams, de 50 anos, em encontro disputado no mítico Crucible Theatre, em Sheffield, Inglaterra.
Zhao, conhecido por O Ciclone, é o quarto profissional da modalidade a conquistar o Campeonato do Mundo vindo das qualificações, depois de Alex Higgins (1972), Terry Griffits (1979) e Shaun Murphy (2005).
Para este desfecho muito contribuiu o desempenho de Zhao na primeira sessão, da qual saiu vitorioso por 7-1. Nas duas seguintes conseguiu manter o avanço (11-6 e 17-8) e, apesar da reação de Williams na quarta sessão, contas feitas, o chinês estava a apenas uma vitória num frame para levantar o troféu e não desperdiçou a oportunidade, fechando o encontro com os já referidos 18-12.
Zhao Xintong sucede como campeão do mundo ao inglês Kyren Wilson. No final do encontro com Williams, o asiático não escondeu a sua satisfação. «Ainda nem acredito, estou muito animado. Esta noite confesso que estava muito nervoso. O Mark [Williams] ainda é um jogador de topo e colocou-me sob muita pressão», declarou.