Haverá quinto, último e decisivo na final da Liga de voleibol para se saber quem será o campeão, após a vitória do Sporting, por 3-0 (25-20, 25-19 e 25-23), este sábado no Pavilhão João Rocha, a segunda dos leões sobre o Benfica, igualando a série a dois (2-2).

O Benfica esteve a vencer a final por 2-0, mas o Sporting empatou-a e remete a decisão do título para o pavilhão da Luz, marcado para a próxima quarta-feira (20h00).

O Sporting entrou em jogo a fazer pressão e rapidamente se impôs, passando a liderar o marcador, ainda que até aos 8-5 sempre por vantagem tangencial. A partir daí, os leões tomaram o controlo das operações, mais eficazes a defender e atacar, contra a acumulação de erros das águias, para se destacarem paulatinamente até uma diferença que atingiu os sete pontos aos 21-14. Desde logo, decisiva. Aos verdes e brancos bastou ir pontuando para fechar o set em 25-20 e colocarem-se em vantagem.

O segundo set teve maior equilíbrio, mas apenas durante mais tempo. Após o empate a 11, o Sporting regista um parcial de 4-0 (para 15-11) que foi mote para assumir o comando da partida, e à imagem do primeiro set sem mais o perder. Apesar das tentativas do treinador do Benfica em inverter a tendência do jogo, os leões chegaram a 21-15 com relativa facilidade e colocaram em dois a vantagem no encontro.

Sob pressão do resultado, os encarnados tentaram reagir no início do terceiro set e alcançaram vantagem inédita no jogo de dois pontos (4-2). No entanto, os verdes e brancos não desmobilizaram e responderam mantendo a paridade pontual até aos 14, quando fizeram a reviravolta para voltarem a destacar-se três pontos aos 18-15. Avanço que os sportinguistas não desaproveitaram, sempre superiores, terminando com 25-23.