Stefan Effenberg, antigo internacional alemão e ex-jogador do Bayern Munique, de 56 anos, concedeu uma entrevista à revista 'Kicker', na qual argumentou que o clube alemão atravessa uma fase de transição e, a curto prazo, não o vê com capacidade de conquistar a Liga dos Campeões. 

"Não, não vejo o Bayern como favorito", afirmou o antigo capitão dos bávaros, apontando para uma provável reestruturação do plantel nos próximos dois anos. "Vai ser um período interessante em Munique. O que vai acontecer com Kane? Provavelmente sairá em 2026. E o Neuer também. Será necessário construir uma nova hierarquia", disse.

Effenberg foi ainda mais direto ao falar das prestações recentes nas competições europeias: "O Bayern Munique não pode ter como objetivo ser eliminado constantemente nos quartos de final da Champions", acrescentou.

Apesar de não se mostrar particularmente preocupado com o domínio do clube na Bundesliga, o ex-médio sublinhou que o verdadeiro desafio estará nas outras provas: "A grande incógnita continua a ser a Taça. Os últimos anos foram desastrosos, com exceção da derrota por 0-1 frente ao Leverkusen, que até foi 'azarada' ", apontou.

O internacional alemão por 35 ocasiões defendeu as cores do Bayern Munique em 6 temporadas e deixou os relvados em 2003/2004, quando representava o Al Arabi do Qatar.