O Dunkerque, do segundo escalão francês que é treinado pelo português Luís Castro, venceu este terça-feira o Lille, no desempate nas grandes penalidades (5-4), nos oitavos de final da Taça de França, após o 1-1 no tempo regulamentar.

A jogar em casa, o primodivisionário Lille dominou o encontro, como esperado, mas enfrentou a consistência defensiva do adversário, e, apesar de ter criado várias oportunidades, só chegou ao golo aos 85 minutos através do internacional luso André Gomes, que tinha sido lançado em campo aos 71'.

Mas o avançado holandês Kay Tejan conseguiu estabelecer a igualdade aos 90'+6, forçando o desempate da eliminatória a partir da marca dos 11 metros, onde o Dunkerque saiu por cima e assegurou a passagem aos 'quartos' da prova.

Isto, apesar da formação da segunda divisão gaulesa ter começado por falhar dois penáltis, por Courtet e Bardeli, com André Gomes a marcar o terceiro com sucesso para os anfitriões, deixando a contenda em 3-0 na altura.

Porém, Alexsandro e Haraldson falharam as suas oportunidades nos quartos e quintos pontapés, e Benjamin Andre desperdiçou a sétima grande penalidade do Lille, com o guarda-redes Ewen Jaouen a converter o último e a dar a vitória ao Dunkerque.

O Lille é o quarto classificado da Ligue 1, com 35 pontos, menos 15 do que o líder Paris Saint-Germain, ao cabo de 20 jornadas, enquanto o Dunkerque ocupa a quarta posição da Ligue 2, com 36 pontos, menos sete do que o líder Lorient, ao fim de 21 rondas.

No outro jogo do dia já disputado em França, o Troyes, também da segunda divisão, foi eliminado da Taça em casa pelo Brest, com o embate a terminar 2-1 para os forasteiros.

Depois de uma primeira parte sem golos, o avançado internacional marroquino Ibrahim Salah inaugurou o marcador, aos 49, para o Brest, mas apenas seis minutos depois a vantagem desfez-se devido a um autogolo de Hugo Magnetti.

O golo do triunfo só surgiu nos descontos, aos 90+2, por intermédio do atacante senegalês Abdallah Sima.