Espetáculo ao quinto dia do Tour e com João Almeida a fazer uma grande final de etapa, a lançar Tadej Pogacar para a sua centésima vitória na carreira.

O esloveno bateu, em Rouen, o camisola amarela Mathieu van der Poel (Alpecin) e Jonas Vingegaard (Visma), com João Almeida a cortar a meta na sexta posição, à frente de Remco Evenepoel (Soudal), que fechou o grupo da frente, onde vinham ainda Oscar Onley (Picnic) e Romain Grégoire (Groupama), quarto e quinto, respetivamente. 

O ciclista português fez um grande trabalho nos últimos quilómetros, impondo o ritmo na última contagem de montanha de terceira categoria, numa altura em que as rampas passavam os 12 por cento de inclinação. Ritmo esse que deixou muita gente atrasada, nomeadamente Primoz Roglic (Red Bull), a cortar a meta em 18.º, já a 32 segundos. Pogacar ainda atacou, mas Vingegaard respondeu. O duo conseguiu uma vantagem de 15 segundos, mas pouco depois viria a ser alcançado pelos restantes ciclistas que vinham no grupo da frente.

E foi de novo João Almeida a entrar em ação,  já no último quilómetro e meio, respondendo, primeiro ao ataque de Matteo Jorgenson (Visma),  depois para lançar Tadej Pogacar rumo ao sprint final.

"O João fez um grande trabalho para me deixar bem no final, estou muito feliz. É incrível chegar à centésima vitória com esta camisola", disse Pogacar, referindo-se ao 'maillot' de campeão mundial que enverga

Na classificação geral, Van der Poel mantém a camisola amarela, agora com o mesmo tempo de Pogacar, sendo que Vingegaard continua em terceiro, a oito segundos.

Já Almeida passou de 15.º para oitavo, estando a 55 segundos, mas esta quarta-feira pode voltar a galgar posições, pois a sexta-etapa é um contrarrelógio de 33 quilómetros.

Confira aqui as classificações.