
A Seleção portuguesa continua os trabalhos de preparação para o Campeonato da Europa, que arranca esta quarta-feira na Suíça, com Tatiana Pinto a destacar a importância de afinar os detalhes.
Expectativas: «A verdade é que é um Campeonato da Europa. Qualquer grupo tem a sua dificuldade e acredito realmente que podemos passar fase grupos. Só na nossa melhor versão isso será possível e não vou estar a esconder isso. Precisamos de estar a mil por cento e o que ficou para trás já passou. Queremos continuar a fazer história, a bater recordes, a valorizar o futebol feminino e a jogadora portuguesa além-fronteiras.»
Resultados recentes: «Não trazemos qualquer fantasma para a Suíça. Isso ficou para trás e também tivemos algum tempo de preparação em Lisboa. Serviu para nos dar mais combustível como equipa. Às vezes, quando se perde, nunca se perde, na verdade, e ganha-se sempre alguma coisa. Agarrámos esses resultados negativos e tomámos como combustível para fazer as coisas bem aqui na Suíça.»
Espanha como primeiro adversário: «Acho que realmente a nível técnico são extremamente evoluídas e depois tem uma coisa aliada a essa técnica, que é uma inteligência acima da média. Tomam as melhores decisões nos timings corretos e estão sempre à frente. É um jogo mais imprevisível de jogar contra e uma vantagem muito grande. Não vou negar que um empate seria um bom resultado”.
Abordagem ao jogo: «Ser competentes e competitivas. Não fomos nos últimos jogos, queremos limpar essa imagem, estar de cabeça limpa e começar com o pé direito neste Campeonato Europeu. Queremos chegar ao último jogo [contra a Bélgica] só a depender de nós.»
Na sua terceira presença consecutiva num Europeu, Portugal estreia-se esta quinta-feira frente à campeã europeia Espanha, em Berna, seguindo-se os duelos com Itália, a 7 de julho, em Genebra, e com a Bélgica, no dia 11, em Sion. O torneio decorre até 27 de julho.