Se há mesmo uma história interminável, essa parece ser a de Tomoyoshi ‘Kazu’ Miura, que aos 57 anos acaba de renovar contrato com o Atlético Suzuka, da quarta divisão do Japão, por empréstimo do Yokohama.

Miura, que iniciou a sua carreira profissional em 1986 no Santos, no Brasil, e passou em Portugal, na UD Oliveirense, em 2022/23 e 23/24, vai entrar no seu 40.º ano como profissional.

Na verdade, dado a temporada no Japão começar em março, Kazu vai iniciar a época com 58 anos, que vai cumprir em fevereiro. Miura é jogador do Yokohama desde 2005, mas em 2021 começou uma série de empréstimos: depois de regressar da Liga 2 de Portugal – onde participou num total de 8 jogos -, transferiu-se em junho de 2024 para o Suzuka, onde bateu o recorde do jogador mais velho a jogar na JFL, com 57 anos e 236 dias.

«Decidi continuar a jogar pelo Atlético Suzuka esta época. Estarei em campo o máximo de tempo possível e darei o meu melhor para marcar o maior número de golos possível para todos. Obrigado pelo vosso apoio. Gostaria de usar a minha experiência para mobilizar o poder da comunidade», declarou o jogador.

Além de Portugal, Japão e Brasil, jogou ainda em Itália e na Croácia.