Terminada a fase de qualificação do CAN, que se vai realizar em Marrocos, entre 21 de dezembro de 2025 e 18 de janeiro e 2026, já se conhecem as 24 seleções apuradas para a fase final, sendo que os dois primeiros de cada grupo foram qualificados.
Destaque para a presença da seleção anfitriã, e também para a vencedora da última edição, a Costa do Marfim, de Ousmane Diomande (Sporting), que recebeu o torneio em 2023. Os marroquinos terminaram no primeiro lugar do grupo B, à frente do Gabão, de Aubameyang, enquanto os costa-marfinenses ficaram em segundo, atrás da Zâmbia.
Referir ainda que a Angola, de Pedro Gonçalves, que chegou aos quartos de final da última edição, fez história e ficou invencível nas seis jornadas (quatro vitórias e dois empates), apurando-se com o Sudão, sendo que o Gana desiludiu e foi último classificado.
Moçambique, de Geny Catamo, foi o outro país PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) a qualificar-se, apesar de só o ter feito na última jornada, após vitória na Guiné-Bissau (2-1), precisamente com assistência do jogador do Sporting. Mali liderou esse grupo, com os guineenses no terceiro lugar. Cabo Verde também não se apurou, ao ficar na quarta posição, num grupo com Egito (1.º), Botswana (2.º) e Mauritânia (3.º).
No grupo A, Comoros e Tunísia passaram, Nigéria, ex-equipa de José Peseiro e finalista vencida da última edição do torneio, e Benim também se qualificaram no grupo D, à frente da Líbia, de Al Musrati. Argélia e Guiné Equatorial garantiram a sua vaga no grupo E, assim como a RD Congo, de Simon Banza e Mbemba, e a Tanzânia, no grupo H, terminando à frente da Guiné, de Guirassy, uma das desilusões desta fase de grupos.
Por fim, Camarões, de Aboubakar, e Zimbabué (grupo J), África do Sul e Uganda (grupo K) e Senegal e Burkina Faso, de Kaboré (grupo L), terminaram no primeiro e segundo lugar, respetivamente, marcando também presença na fase final do CAN 2025.