Tajed Pogacar, da equipa UAE Emirates, venceu a 12.ª etapa do Tour após ter feito um ataque a solo a 11 quilómetros da linha da meta e depois de ter caído ontem (11.ª etapa). Deste modo, o esloveno assume a liderança da Volta a França, acumulando já três vitórias nesta edição.

Pogacar atacou a subida e cumpriu os 180.6 quilómetros em 04h21.19. Em segundo lugar ficou o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), com uma diferença de 2.10 minutos para o vencedor, e, a fechar o pódio, Florian Lipowitz (Red Bull-BORA-hansgrohe) que fez mais 2.33 minutos do que o vencedor.

As equipas da Uno-X e EF Education Easypost foram as líderes do pelotão da etapa e, com a aproximação do Col du Soulor, quando faltavam 80 quilómetros para a meta, a fuga permanecia a 1.45 minutos do grupo da frente.

Com a vitória, Pogacar conquista o 20.º título em etapas da volta a França e recupera a camisola amarela que pertencia a Ben Healy (25.º) na etapa, ficando na frente da geral com uma vantagem de 3.31 sobre Vingegaard.

A 13.ª etapa acontece amanhã, em subida de contrarrelógio de 10.9 quilómetros entre Loudenvielle e o alto de Peyragudes, e a meta coincide com uma contagem de montanha de 1.ª categoria.