
A UEFA vai atribuir 22 mil euros ao "Fintas para todos", revelou esta quinta-feira a Federação Portuguesa de Futebol, dando conta do apoio a este projeto de inclusão social do clube bracarense Associação Juvenil Desportiva Braga/Fintas.
Este apoio económico decorre das comemorações do 10.º aniversário da UEFA Foundation for Children, que partilha objetivos com a iniciativa bracarense, criada como "instrumento educativo e integrador" para fazer a diferença na vida de "crianças e jovens em situação de vulnerabilidade".
"Sabemos que muitos destes jovens enfrentam exclusão, barreiras culturais e dificuldades económicas, e é neste contexto que a nossa iniciativa se propõe a promover a integração, fortalecer os laços comunitários e combater todas as formas de discriminação", afirmou o coordenador técnico e pedagógico do "Fintas para todos", Luís Travessa, citado pela FPF.
Este projeto organiza treinos regulares e adaptados com workshops de consciencialização social, conduzidos por psicólogos e mediadores culturais, abordando temas como bullying, diversidade e empatia.
Inclui também um programa de mentoria com atletas locais, encontros trimestrais e a realização de eventos comunitários e torneios inclusivos.
"O futebol, enquanto linguagem universal e ferramenta pedagógica, continuará a ser o nosso veículo de promoção de igualdade de oportunidades, de desenvolvimento pessoal e de coesão social", rematou Travessa.