![Agenda da semana](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Segunda, dia 10
A semana dá início com o INE a divulgar estatísticas relacionadas com o comércio internacional, relativas a dezembro.
No Parlamento Europeu, Christine Lagarde apresenta o relatório anual de 2024 do BCE.
Terça, dia 11
O BCE tem o pré-lançamento do boletim económico sobre Competitividade Europeia: o papel das instituições e o caso das reformas estruturais. Há também a publicação do estado consolidado financeiro do eurosistema, bem como a atualização sobre as carteiras APP e PEPP.
Há também reunião da Comissão de Orçamento do Conselho da União Europeia (UE) e dos grupos de trabalho do Conselho da UE sobre Conselheiros Financeiros e sobre Serviços Financeiros e a União Bancária.
Quarta, dia 12
O Banco de Portugal traz o balanço sobre as instituições financeiras monetárias, relativo a janeiro. Por sua vez, o INE revela dados acerca do emprego no último trimestre de 2024 e ainda o Índice de preços no consumidor em janeiro.
Já o BCE publica estatísticas sobre taxas de juro a longo prazo e ainda dois pré-lançamentos do boletim económico. Um denominado As necessidades do investimento verde na UE e o seu financiamento e O desenvolvimento dos salários durante e após o período de elevada inflação.
Segue a reunião do Grupo de Trabalho do Conselho da UE sobre Serviços Financeiros e a União Bancária.
Quinta, dia 13
Há lugar a dados sobre o balanço dos fundos de investimento relativos a dezembro, segundo dados a ser revelados pelo Banco de Portugal.
Piero Cipollone, do Conselho do BCE, intervém na Conferência de Finanças Digitais 2025, em Frankfurt. Sai também o primeiro Boletim Económico do ano.
Sexta, dia 14
O INE fecha a semana com dados sobre a remuneração bruta mensal média por trabalhador, relativa ao último trimestre de 2024.
A nível europeu, o BCE traz dados sobre emissões de títulos e ainda Modelos do BCE e do Eurosistema sobre reservas internacionais e liquidez em moeda estrangeira. O Grupo de Trabalho do Conselho da UE sobre Questões Fiscais – Taxação Direta reúne, bem como o Grupo de Trabalho do Conselho da UE sobre Serviços Financeiros e a União Bancária.