Substituição no Arsenal

Entra com o número 17 Lina Hurtig e sai com o número 19 Caitlin Foord.

Barcelona responde com duas substituições

Sai Maria Leon e Fridolina Rolfö e entra Esmee Brugts e Ellie Roebuck.

1-0

É o Arsenal que inaugura o marcador. Pouco tempo depois de entrar, Stina Blackstenius faz o primeiro para a equipa inglesa.

38.356 adeptos em Alvalade

Dupla substituição no Arsenal

Sai Frida Maanum e Chloe Kelly e entra Beth Mead e Stina Blackstenius.

Primeira substituição do jogo

O Barcelona é a primeira equipa a mexer. Sai Claudia Pina e entra a número 7, Salma Paralluelo.

0-0 ao intervalo

Kika Nazareth

Os adeptos do Barcelona não esqueceram a jogadora portuguesa e, ao minuto 18, cantou-se por Kika Nazareth.

Começa o jogo em Alvalade

A taça

Os portugueses Carla Couto e Éder levaram a taça até ao relvado.

Cerimónia de abertura
Conheça as titulares

Arsenal

Daphne van Domselaar
Emily Fox
Leah Williamson
Steph Catley
Mariona Caldentey
Kim Little
Katie McCabe
Frida Maanum
Chloe Kelly
Caitlin Foord
Alessia Russo

Barcelona

Catalina Coll
Irene Paredes
María León
Clàudia Pina
Caroline Graham
Alexia Putellas
Patri Guijarro
Aitana Bonmatí
Fridolina Rolfö
Ewa Pajor
Ona Batlle

Fan Zone na Praça do Comércio

A UEFA montou na Praça do Comércio, em Lisboa, uma fan zone, onde está instalado um ecrã gigante para os adeptos das duas equipas poderem ver a partida.

Adeptos na fan zone na final da Champions feminina

Nesta zona da fan zone foram instalados toldos e mesas para os adeptos estarem mais confortáveis, numa tarde com muito calor na capital portuguesa.

À hora a que a Forbes esteve na fan zona da Praça do Comércio, o número de adeptos do Barcelona estava, claramente, em muito maior número. Mas na própria cidade, os adeptos do Barcelona predominam.

O ambiente que se respira é de franca amizade.

Cerimónia de abertura

A cerimónia de abertura da final da Liga dos Campeões feminina terá como conceito a rivalidade fraterna, assente no respeito mútuo e na paixão partilhada pelo futebol, num ambiente de sã competição no relvado. Para simbolizar esta união, a cerimónia será aberta, simbolicamente, por uma multidão que entrará em campo sob o mote de “existe apenas uma multidão”. Serão 164 participantes que estiveram envolvidos em ensaios prévios que, ao todo, duraram 22 horas.

A cerimónia irá incorporar elementos icónicos de Lisboa, com dançarinos locais.

No final da cerimónia, os embaixadores da UEFA Carla Couto e Eder irão apresentar o troféu que Arsenal e Barcelona irão disputar.

Tudo acontecerá às 16:48h (a informação da UEFA refere precisamente o minuto 48!).

Bilhetes esgotados

“Esgotar uma final em campo neutro, com adeptos a viajarem de mais de 90 países, é um feito significativo. Conseguir fazê-lo durante três anos consecutivos é muito revelador da importância da competição. O ambiente no estádio será elétrico e um reflexo das jogadoras de classe mundial em campo. A UEFA Women’s Champions League continua a elevar a fasquia, e um agradecimento especial vai para os nossos anfitriões”, afirmou Nadine Kessler, diretora geral do futebol feminino da UEFA.

Conferência de imprensa: FC Barcelona

“Uma final é um pouco imprevisível. Pode haver coisas que podemos não chegar a controlar, mas sabemos que tudo depende de nós e podemos vencer. O Arsenal é uma grande equipa e, se está na final, é por alguma coisa, mas temos a sensação de que, se conseguirmos estar na nossa melhor versão, vamos fazer muitas coisas bem. Temos confiança no plano de jogo”, disse Alexia Putellas.

Foto: Angel Martinez – UEFA/UEFA via Getty Images
Conferência de imprensa: Arsenal

“Acho que qualquer jogadora que jogue no Arsenal, ou venha jogar para o Arsenal, entende que é um clube vencedor, que é muito ambicioso e quer estar no topo, a competir com as melhores. Aqui é onde queremos que o clube esteja. Sabemos que o FC Barcelona é um clube de topo e estão a um nível alto de forma consistente, mas acredito muito em nós enquanto equipa. Sabemos do que somos capazes e estaremos preparadas”, afirmou Alessia Russo.

Foto: Angel Martinez – UEFA/UEFA via Getty Images
Kika Nazareth

Recorde a entrevista da Forbes com Kika Nazareth, a jogadora portuguesa que poderá vencer este sábado a sua primeira Liga dos Campeões. Kika é a protagonista da maior transferência do futebol feminino português: saiu do Benfica para o Barcelona por 500 mil euros. Foi o rosto da capa digital de outubro.

A que horas?

O jogo tem início marcado para as 17h.

Onde?

O Estádio José Alvalade vai receber a final da Liga dos Campeões feminina, com uma capacidade para mais de 47 mil adeptos. Esta é a segunda vez que a final da competição é disputada em Portugal, sendo que a primeira foi em 2014, no Estádio do Restelo. A final do próximo ano será em Oslo, na Noruega.