Na semana em que foi divulgado o ranking das escolas, no qual o ensino privado voltou a dominar as médias nacionais face às instituições públicas, surge no mercado uma nova rede de escolas, a Beyond International School.

Em declarações à Forbes Portugal, Executive Head of School da Beyond International School, Catarina Simão, explica que a instituição “nasce com a visão clara de criar uma rede de escolas inovadoras, com um forte foco no desenvolvimento global dos alunos, não apenas académico, mas também socio-emocional e desportivo”. A primeira escola da marca a abrir portas será em Oeiras, em setembro já para o ano letivo 2025-2026 e irá acolher crianças dos três aos 10 anos.

De acordo com Catarina Simão, o projeto conta com “um investimento estimado de 100 milhões de euros, destinado à criação de cinco escolas (das zonas já decididas) em território nacional, com uma capacidade total para 4.500 alunos”.

A gestora detalha que “a escola de Oeiras será a primeira escola e abrirá as portas já este ano letivo de 25/26, marcando o arranque de um plano de expansão que inclui a abertura de outra escola em Miraflores, mais duas em outras localizações na área da Grande Lisboa, e com planos adicionais para expandir para o Porto e para a zona do Oeste (Ericeira)”. A Executive Head da Beyond International School realça ainda que existem também “conversações já em curso para a expansão internacional, nomeadamente nos Emirados Árabes Unidos”.

A Beyond International School nasceu da “visão de dois irmãos com uma vasta experiência no setor da educação, responsáveis por instituições de referência nacional e internacional, incluindo a criação da primeira boarding school em Portugal e escolas internacionais reconhecidas e de grande prestígio”, nas palavras de Catarina Simão.

E acrescenta que os dois fundadores “sentiram a necessidade de adaptar este projeto às novas necessidades do mercado e desta nova geração de alunos. Apoiados na sua vasta experiência em escolas internacionais, e com grande ajuda da Beyond Education, uma empresa que começou em Harvard, que hoje tem a sua base em Paris, e é uma referência mundial na área de desenvolvimento e avaliação de competências socio-emocionais”. A responsável salienta ainda que “esta família resolve criar este projeto de escola com um enorme foco no desenvolvimento socio emocional dos alunos, combinando o rigor académico do currículo Cambridge, o bilinguismo e promovendo o contacto com a natureza”.

A mesma fonte refere ainda que as famílias que integrem o grupo fundador da primeira escola beneficiarão de condições especiais exclusivas, válidas enquanto os seus filhos frequentarem a Beyond International School.

A longo prazo, “a ambição da Beyond é criar um grupo de escolas e uma marca educativa global, com grande enfoque na felicidade, no desenvolvimento académico, socio-emocional e desportivo, no fundo, no desenvolvimento integral do aluno”, remata Catarina Simão.