A SIBS divulgou nesta quinta-feira os números que dão a conhecer os gastos e as deslocações dos portugueses e estrangeiros na Páscoa. Durante este período, o número de pagamentos com MB WAY subiu 32% em relação ao ano anterior. Neste mesmo espaço de tempo, houve também um aumento de 5% de transações. Por outro lado, o gasto médio por compra baixou 3 euros para 38.

Olhando para as compras preparatórias da Páscoa em supermercado, os dados da SIBS mostram que houve mais 27%, 38% e 47% de compras nos dias 17, 18 e 19 deste mês, respetivamente, em relação à média diária de 12 a 16 de abril. Por compra, os portugueses gastaram uma média de 29 euros, menos 2 euros do que de 12 a 16.

No que toca à restauração, os portugueses gastaram, em média, mais 1 euro do que em 2024. Houve mais 5% de transações e estas aumentaram 10% em valor.

Entre os dados agregados pela empresa dona do Multibanco, é possível observar em que zonas do país mais aumentou ou diminuiu o consumo. Assim, fica-se a saber que houve uma diminuição do consumo em Lisboa e no Porto face à semana anterior à Páscoa, de 6% e 3%, respetivamente. No lado oposto, a Guarda viu o consumo subir 16% no mesmo período. Em segundo lugar aparecem Beja e Bragança, com mais 12%, seguidas por Castelo Branco, com um aumento de 11%. Por fim, Viseu teve um crescimento de 10%.

Viseu destaca-se ainda como a rota mais escolhida pelos portugueses nesta época entre os principais destinos a mais de 50 quilómetros de qualquer uma das áreas metropolitanas. Na semana da Páscoa, houve um aumento de consumo físico de 166% de pessoas de Lisboa na região e ainda de mais 47% por parte de habitantes do Porto. Mais a Sul, Faro viu um aumento de 95% por parte dos habitantes da capital e de 62% da parte dos portuenses no consumo físico.

Portugueses gastaram menos fora do país

De acordo com os dados da SIBS, os portugueses que optaram por viajar para fora do país na Páscoa gastaram, em média, menos 4 euros do que em 2024, consumindo 45 euros. Contudo, o número de transações subiu 11% e o valor total das transações cresceu 2%. O principal destino dos portugueses nesta época foi Espanha, onde se deram 34% das transações. Em segundo lugar aparece França, com 19%, seguida de Itália, 7%, e Países Baixos e Bélgica, cada um com 5%.

Por sua vez, os estrangeiros que visitaram Portugal neste período gastaram também menos, em média, cada um. Deixaram no país cerca de 39 euros, 3 abaixo do ano anterior. No entanto, o valor total transacionado por estrangeiros na Páscoa subiu 22%. O número de transações cresceu 30%. Em sentido inverso com os portugueses, os vizinhos espanhóis foram quem mais pesou nas transações entre estrangeiros, com 18% das mesmas. Seguem-se Reino Unido e França, com 14% e 12%, respetivamente. Por fim, EUA e Brasil fecham o top 5 com um peso 7% e 5%, respetivamente.