
A CUF abre, esta segunda-feira, 12 centros de saúde na zona da Grande Lisboa, que visam “uma maior proximidade no acesso a consultas, tratamentos e exames essenciais”. É a primeira vez que um grupo privado abre centros de saúde em Portugal.
Os novos centros CUF oferecem “cuidados de Medicina Geral e Familiar, Medicina Dentária, Psicologia e Nutrição, entre outras especialidades - e, igualmente, cuidados de Enfermagem, exames como análises clínicas e ECG [eletrocardiogramas]”.
“Os cuidados de saúde não serão apenas mais convenientes, serão também mais personalizados, garantindo que cada família e cada pessoa tenha um acompanhamento contínuo, perto de casa ou do emprego, seja na saúde, na prevenção ou na doença”, garantiu Rui Diniz, Presidente da Comissão Executiva da CUF, em comunicado.
Com horários alargados, estes novos espaços estarão em funcionamento das 8h às 21h durante os dias de semana e das 8h às 13h aos sábados. “Em caso de necessidade, o agendamento de consultas para Medicina Geral e Familiar pode ser efetuado para o próprio dia”, detalhou o grupo.
Segundo o comunicado divulgado esta segunda-feira, os 12 centros de saúde ficam localizados em Almada, Alvalade, Benfica, Campo de Ourique, Telheiras, Linda-a-Velha, Mem Martins, Odivelas, Cova da Piedade, Alverca, Amadora e Massamá, sendo que este último “ficará disponível durante o próximo mês de maio”.
Em setembro, o Governo já tinha aprovado a criação de Unidades de Saúde Familiar modelo C (USF-C, os centros de saúde geridos pelos sectores social e privado), prevendo a instalação de 20 unidades, a maioria em Lisboa. O projeto da CUF, contudo, não está vinculado a esta medida estatal, sendo a administração das várias unidades de saúde totalmente independente.
A informação surge poucos dias depois de o grupo ter anunciado a abertura de um novo Hospital no Barreiro, prevista para 2028, com um investimento de 55 milhões de euros. Para além dos vários cuidados de saúde que serão prestados, esta nova unidade hospitalar deverá criar mais de 300 postos de trabalho.
A CUF possui uma rede integrada de 30 hospitais e clínicas em Portugal e conta com mais de 16 mil trabalhadores. No primeiro semestre do ano passado, o grupo obteve lucros consolidados de 26,2 milhões de euros, um aumento de 3% em relação ao mesmo período do ano passado.